Secretaria da Educação oferece mais de seis mil vagas para cursos profissionalizantes na Bahia
Mais de 70 municípios participam do programa de educação
Bahia|Do R7

Jovens com idade entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental e estão fora da escola, mas que desejam retomar obter uma qualificação profissional, podem se inscrever para concorrer a uma das 6.570 vagas dos programas Projovem do Campo e Projovem Urbano. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado contempla 71 municípios da Bahia. As aulas estão previstas para começar em 23 de março.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março, nos municípios do Estado com vagas abertas. Os cursos garantem um diploma de conclusão do ensino fundamental e outro de formação profissional na modalidade escolhida. Os estudantes terão direito a uma bolsa auxílio mensal de R$ 100.
Cursos
O ProJovem Urbano tem duração de 18 meses e oferece 2.940 vagas. Os cursos de qualificação profissional são de sete áreas ocupacionais: administração, alimentação, arte e cultura II, construção e reparos II, metalmecânica, saúde e telemática.
Já o ProJovem Campo, que tem duração de 24 meses, oferece 3.630 vagas. Os cursos oferecidos são na área de produção rural: agroindústria, aquicultura, extrativismo, sistemas de cultivo e sistemas de criação.
Matrícula
Para realizar a matrícula, é necessário apresentar originais e cópias do RG, título de eleitor, CPF, comprovante de residência, histórico escolar. Para os estudantes que tenham histórico escolar do ensino fundamental incompleto, é aplicado o teste de proficiência para leitura e escrita. Por meio do teste, será comprovado se o aluno está apto a participar do programa.
Pais e mães que desejam voltar a estudar, mas não têm com quem deixar os filhos, vão ter à disposição a Sala de Acolhimento, um espaço criado na própria unidade escolar para atender crianças de 0 a 8 anos, no período das aulas. É necessário, entretanto, informar no ato da matricula essa necessidade.
Mais inforações no site.