Logo R7.com
RecordPlus

Secult divulga atrações gratuitas para o Carnaval da Cultura em Salvador e Maragogipe

Novidades foram apresentadas nesta quinta-feira (13)

Bahia|Do R7

  • Google News
Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais fazem parte desta festa
Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais fazem parte desta festa

As atrações e novidades para o Carnaval da Cultura 2014 foram apresentadas nesta quinta-feira (13) pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, e a diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Arany Santana. Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais fazem parte desta festa. O investimento do Governo do Estado no Carnaval da Cultura gira em torno de R$ 10 milhões.

Leia mais notícias no R7 BA


Carnaval do Pelô

“Bahia Negra: Caymmi e Ilê”, este é o tema do Carnaval do Pelô, folia que homenageará o centenário de nascimento do cantor e compositor Dorival Caymmi e os 40 anos do Ilê Aiyê. Estimativas indicam que, este ano, mais de 1 milhão de pessoas irão participar dos cinco dias de folia no Pelourinho.


Quinze grandes shows devem acontecer no palco principal do Largo do Pelourinho, com atrações já confirmadas, como Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Baiana System, Mariene de Castro e Margareth Menezes. Nas ruas do Centro Histórico, a animação será garantida por 20 grupos musicais e 12 grupos performáticos.

Carnaval Ouro Negro


As ruas da Avenida serão tomadas por mais de 100 entidades carnavalescas dos segmentos afro, afoxé, samba, reggae e índio levando diversidade para o Carnaval Ouro Negro. Os blocos irão participar do Afródromo, a partir de um credenciamento anual pelo qual as entidades carnavalescas recebem subsídios para manterem vivas a tradição de desfilar a cultura afro-brasileira no carnaval de Salvador.

Carnaval Pipoca


O folião pipoca compõe o público majoritário do carnaval de Salvador, segundo pesquisa feita pela Secult (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia), e para isso o governo criou uma alternativa para essa população.

Este ano, a programação do Carnaval Pipoca acontece no Pelourinho e nos circuitos do carnaval, com destaque para os microtrios, que este ano, ganharam um investimento maior – R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Além da criatividade do microtrio, 36 atrações artísticas serão selecionadas para as apresentações nos largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água, no Pelourinho. Os grupos e artistas vão passear por ritmos como afro, reggae, arrocha, pop rock, afro pop, axé, antigos carnavais, samba, rap, hip hop, ragga e dancehall.

Outros Carnavais

O Palco do Rock e o Carnaval de Maragojipe são as folias alternativas dos Outros Carnavais. A preservação da riqueza e tradição das máscaras e caretas no Recôncavo Baiano incentivaram o apoio ao Carnaval em Maragogipe.

Na praia de Piatã será montado o Palco do Rock de sábado (01) à terça-feira (04) de março, das 18h30 às 03h30 da madrugada. Este ano, 32 bandas locais e de outros estados participarão dos shows. A festa é o primeiro festival de rock independente incluído nos carnavais do Brasil. O Palco do Rock chega a sua 20ª edição em 2014 com a expectativa de atrair, nos quatro dias, aproximadamente 17 mil pessoas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.