Sesab considera grave desrespeito à população entrega de cargos coletivo de médicos do HGCA
Profissionais entregarem os cargos coletivamente como forma de protesto
Bahia|Do R7

Após os médicos do HGCA (Hospital Geral Clériston Andrade) de Feira de Santana, localizado a 108 km de Salvador, entregarem os cargos coletivamente como forma de protesto na quarta-feira (02), a Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) afirmou através de nota enviada à imprensa que lamenta a atitude de ausência intencional ao plantão de cinco cirurgiões e considera este movimento premeditado um grave desrespeito à população de Feira de Santana e Região.
— A mesa de negociação entre a Sesab e o sindicato da categoria estava aberta e caminhava no sentido do acordo. Ademais, a data limite estabelecida pelo Sindimed (Sindicato dos Médicos da Bahia) para o encerramento das negociações estava agendada através de ofício para o dia 14 de maio, elemento que caracteriza como intempestiva e irresponsável a atitude destes profissionais.
A Sesab informa que o Centro Cirúrgico do HGCA funcionou normalmente para cirurgias eletivas, aquelas agendadas previamente, e que as cirurgias de emergência, como as de trauma não hemorrágicos por acidentes, cirurgias de vesícula e apêndice, foram encaminhadas para outras unidades de referência da rede estadual como o HGE, Hospital Roberto Santos, Hospital Geral Ernesto Simões Filho, entre outros. Os pacientes que chegaram com quadro hemorrágico foram atendidos pela equipe do HGCA.
De acordo com o Sindimed, os profissionais reivindicam melhores condições de trabalho e regularização do vínculo trabalhista. O sindicato afirma que "atualmente os médicos convivem com deficiências diversas, como falta de materiais, falta de leitos, medicamentos, entre outras, além disso, estão submetidos a uma forma de contratação ilegal (Pessoa Jurídica/cooperativa)".
O secretário estadual de Saúde, Washington Couto, afirmou no programa Balanço Geral desta quinta-feira (3) que a população de Feira de Santana pode ficar tranquila que não vai faltar cirurgião.















