Sobe para 15 o número de mortes por causa da chuva em Salvador
Números de feridos e soterrados ainda não foram confirmados
Bahia|Do R7 com Record Bahia
O número de mortes em Salvador devido às fortes chuvas que caem na capital baiana chegou a 15, em dois deslizamentos de terra que provocaram o desmoronamento de vários imóveis na San Martin e Marotinho, em Bom Juá. Os dados foram confirmados na manhã desta terça-feira (28).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, nove pessoas morreram no desmoronamento em San Martin e seis no Marotinho.
Os dados ainda estão desencontrados. Na madrugada desta terça, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a prefeitura tinha registrado dez mortes, mas os números não eram absolutos já que outros órgãos poderiam ter contabilizado mais mortes.
- O resgate dessas dez vítimas contou com o envolvimento direto das equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) municipais. Por isso não significa dizer que são números absolutos, já que haviam outras equipes envolvidas na operação de socorro e que podem ter registrado e removido os corpos diretamente, como o Corpo de Bombeiros - até mesmo os próprios populares-, o que ajudou a provocar divergência de informações. Além disso, houve duplicidade na contagem de algumas vítimas que teria sido feita no local do atendimento e na unidade para onde foram socorridas.
Além disso, mais vítimas ainda estão sendo procuradas nos escombros. Por volta das 3h,o Corpo de Bombeiros precisou parar o trabalho devido às chuvas que voltaram a cair em Salvador, mas as atividades já foram retomadas no início da manhã.
A Codesal (Defesa Civil de Salvador) afirmou que até por volta das 19h de segunda o órgão tinha recebido 241 ocorrências. Foram um alagamento de área, 27 alagamentos de imóvel, 25 ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, 10 ameaças de deslizamento de terra, uma ameaça de queda de árvore, uma árvore caída, oito desabamentos de imóvel, 12 desabamentos de muro, 12 desabamentos parciais, 137 deslizamentos de terra, duas infiltrações, uma orientação técnica e três pistas rompidas.
Até o momento foram confirmados seis feridos e dez mortos. Os bairros com maior número de chamados foram São Marcos, Tancredo Neves, Fazenda Grande do retiro, São Caetano, Pirajá e Sussuarana. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva. A temperatura deve variar entre 23ºC a 28ºC.