Transalvador faz blitz da Lei Seca durante festas do Réveillon de Salvador
Segundo a prefeitura, blitz ajuda a reduzir o número de mortes
Bahia|Do R7

A Prefeitura de Salvador, através da Transalvador (Superintendência de Trânsito do Salvador), está realizando a blitz da Lei Seca durante os oito dias de festa do Réveillon Salvador 2014. Segundo a prefeitura, blitz ajuda a reduzir o número de mortes.
Segundo a Polícia Militar, no primeiro dia de festa na Praça Cairu foram abordados 190 condutores. Desse total, cinco foram autuados por se recusarem a soprar o etilômetro e seis tiveram a carteira de habilitação apreendida. Nenhum veículo foi removido ao pátio da Transalvador.
Segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, as operações da lei seca foram intensificadas no Réveillon, assim como acontece no Carnaval. Para ele, graças a essa estratégia da Prefeitura, o número de mortes por acidente de trânsito caiu 37% em Salvador de 2013 para cá.
—Antes as blitzen eram feitas sem nenhuma estratégia, de forma aleatória. Hoje fazemos todos os dias e intensificamos em períodos festivos. Além disso, a Prefeitura só tinha uma equipe para essas operações. Hoje temos duas e investimentos em treinamento e capacitação. Vamos aumentar esse número.
Em 2014, foram 156 mortes por acidente de trânsito na cidade, conforme registro do Setor de Estatística e Acidentologia da Transalvador, contra 249 vidas perdidas em 2012. O total apresentado envolve todos os tipos de acidentes de trânsito, desde colisões entre veículos a atropelamento. De acordo com Fabrizzio Muller, a redução vem acontecendo gradualmente, já que, no ano passado, foram 221 mortes registradas, numa queda de 11% em relação ao ano anterior.
—Vamos continuar fiscalizando e fazendo campanhas educativas, como a que criamos para que os motoristas respeitem a faixa de pedestre e os ciclistas.