Abin diz que não vigia movimentos sindicais ou sindicalistas
Agência é acusada de monitorar portuários sobre possível paralisação
Brasil|Da Agência Brasil
A Presidência da República reiterou nesta terça-feira (9), por meio de nota, que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) "não faz operações para vigiar movimentos sindicais ou sindicalistas" conforme tem sido noticiado pela imprensa.
Na edição desta terça-feira (9) do jornal O Estado de S. Paulo, reportagem informa que documento sigiloso obtido pelo veículo "confirma que o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência [GSI] mobilizou a Agência Brasileira de Inteligência [Abin] para monitorar portuários e sindicatos contrários à Medida Provisória 595, conhecida como MP [Medida Provisória] dos Portos".
Leia mais notícias de Brasil no Portal R7
Segundo a nota divulgada pela Presidência, "o documento apresentado na reportagem é de rotina, circular que foi enviado, simultaneamente, para superintendências da Abin sediadas em 15 estados da Federação e mostra o procedimento normal de uma inteligência de Estado".
Ainda segundo a declaração oficial, os governadores têm conhecimento da atuação da instituição em seus estados e "não há, no documento, referência à montagem de qualquer operação no Porto de Suape, em outros portos, fato que corrobora a resposta anterior do GSI".















