Agência notifica 385 empresas por descumprimento da tabela do frete
Companhias não foram multadas, porque ainda não existe uma regra que determine a penalização para este tipo de conduta
Brasil|Giuliana Saringer, do R7
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) já notificou 385 pelo descumprimento da tabela do frete. As informações foram divulgadas pela Agência nesta quinta-feira (25).
Nenhuma das empresas foi multada, já que ainda não há uma regra que determina a multa para aqueles que desrespeitarem a tabela. A ANTT colherá sugestões para elaborar as penalidades até o dia 9 de novembro deste ano.
A partir de então que será criada uma regra geral.
No começo de setembro deste ano, a ANTT estuda aplicar multa de R$ 5 mil por viagem àqueles que contratarem o transporte com valor menor ao determinado na tabela.
A Agência também pretende a aplicação de R$ 3 mil para quem anunciar ou intermediar a contratação de frete com valor inferior aos piso mínimo.
Até o momento, foram fiscalizados 2992 veículos.
Por causa da falta de fiscalização e de punições, caminhoneiros de Goiás pensam em bloquear estradas na segunda-feira (29) para realizar uma "fiscalização informal". O presidente do Sindicam (Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens) de São Paulo, Norival de Almeida Silva, informou que o movimento não deve atingir São Paulo.