Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Anelka suspenso por 5 partidas por gesto considerado antissemita

Brasil|Do R7

O atacante francês do West Bromwich Nicolas Anelka foi suspenso por cinco partidas por causa de um polêmico gesto, considerado por alguns antissemita, feito durante uma partida, informou nesta quinta-feira a Federação Inglesa de Futebol (FA).

O artilheiro de 34 anos, que tem a possibilidade de entrar com um recurso, terá, além disso, de pagar uma multa de 97.300 euros e se comprometer a seguir um programa educativo.

Anelka foi ouvido em audiência na terça-feira, e, segundo a organização, negou as acusações de "gesto abusivo, indecente, insultante ou incorreto em relação a origem étnica, raça ou religião". Cinco anos era a pena mínima.

Apesar da condenação, a federação absolveu o jogador de promover o antissemitismo.


"Nicolas Anelka está satisfeito que a Comissão Disciplinar da FA tenha considerado que ele não é antissemita e que não tinha a intenção de promover o antissemitismo com seu gesto", afirmou seu advogado, Brown Rudnick. "Ele está esperando receber as conclusões da comissão para apresentar um eventual recurso".

O jogador fez o "quenelle", gesto considerado semelhante a uma saudação nazista, durante a comemoração de um de seus dois gols no empate por 3 a 3 diante do West Ham no dia 28 de dezembro de 2013.


Anelka explicou que foi apenas uma homenagem a seu amigo Dieudonné, humorista francês que criou o gesto e que também é acusado de ser antissemita.

O "quenelle" consiste estender um braço para baixo e cruzar o outro sobre o peito. A Liga Internacional contra o Racismo e o Antissemitismo (LICRA) o classifica de "saudação nazista invertida".


Anelka tem contrato com o West Bromwich até o final da temporada.

No primeiro momento o clube apoiou o jogador, mas depois adotou uma postura ambígua.

cd/dla/gv/dr/dg/dm

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.