Inflação

Brasil BC reduz previsão de crescimento da economia brasileira em 2019

BC reduz previsão de crescimento da economia brasileira em 2019

Em relatório trimestral, instituição projeta que PIB (Produto Interno Bruto) se expanda 2%; levantamento anterior estimava 2,4%

  • Brasil | Do R7

Inflação deve ficar em 1,45% entre janeiro e março

Inflação deve ficar em 1,45% entre janeiro e março

Pixabay

O novo Relatório de Inflação do Banco Central, divulgado nesta quinta-feira (28), traz uma projeção menor para o crescimento da economia em 2019 do que o anterior, de dezembro de 2018. Segundo a instituição, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deve se expandir 2%. A última estimativa havia sido de 2,3%.

O relatório, que é atualizado trimestralmente, cortou em 1 ponto percentual a previsão de crescimento do setor agropecuário, que era de 2%.

"O recuo na projeção reflete reduções em estimativas para a safra agrícola de 2019, com destaque para a menor produção esperada para soja, item com o maior peso da agricultura, devido à estiagem ocorrida em importantes regiões produtoras", diz o documento.

Ainda houve corte em relação à produção industrial — de 2,9% para 1,8%. Um dos componentes é a queda da indústria extrativista, que deve ser afetada pela tragédia em Brumadinho.

O segmento que deverá registrar a maior alta é o de serviços: 2%. As expectativas se mantiveram praticamente inalteradas.

Inflação

O boletim também prevê, entre vários cenários, uma inflação de 1,45% no trimestre entre janeiro e março, que seria "acima da variação atipicamente baixa observada no mesmo período de 2018 (0,71%), implicando elevação da inflação acumulada em doze meses, de 3,89% em fevereiro de 2019 para 4,65% em maio".

Últimas