Brasil Bolsonaro decidirá se vai desfilar em carro aberto, diz Etchegoyen

Bolsonaro decidirá se vai desfilar em carro aberto, diz Etchegoyen

Cerimônia de posse de Jair Bolsonaro terá forte esquema de segurança, com detector de metais e controle de tráfego aéreo na capital federal

  • Brasil | Thais Skodowski, do R7 com Agência Brasil

Último ensaio ocorreu neste domingo

Último ensaio ocorreu neste domingo

Rafael Carvalho/Governo de Transição 30.12.2018

Na tarde deste domingo (30), ocorreu o último ensaio para a cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, que será realizada na terça-feira (1º).

Durante o ensaio, não foi usado o Rolls-Royce conversível da Presidência da República. Segundo o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Sergio Etchegoyen, Bolsonaro é quem vai decidir se vai desfilar ou não em carro aberto.

General Heleno compara posse de arma à posse de um automóvel

— A decisão do carro aberto ou do carro fechado, que é uma coisa menor em uma festa tão grande e tão bonita, será decidida pelo presidente da República.

O ministro ainda afirmou que “nossa responsabilidade é que a vontade de 58 milhões se concretize”.

Segurança

Quem for acompanhar de perto a posse do presidente eleito terá que seguir regras de segurança estabelecidas pela organização do evento.

O acesso da população à Esplanada dos Ministérios será exclusivamente pela Rodoviária do Plano Piloto. A partir deste ponto, as pessoas que quiserem assistir à posse terão que descer a Esplanada a pé. Não serão permitidos o acesso com bicicletas, skates e patins, por exemplo.

A lista de proibições também inclui guarda-chuva, objetos cortantes, máscaras, carrinhos de bebês, fogos de artifício, bebidas alcóolicas, garrafas, sprays, além de bolsas e mochilas.

Também haverá um esquema especial para defesa aérea e o controle de tráfego aéreo na capital federal. Um decreto autoriza a interceptação e o abate de aeronaves consideradas suspeitas ou hostis pela Força Aérea Brasileira (FAB), que possam apresentar ameaça à segurança.

Arte R7

Últimas