Último ensaio ocorreu neste domingo
Rafael Carvalho/Governo de Transição 30.12.2018Na tarde deste domingo (30), ocorreu o último ensaio para a cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, que será realizada na terça-feira (1º).
Durante o ensaio, não foi usado o Rolls-Royce conversível da Presidência da República. Segundo o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Sergio Etchegoyen, Bolsonaro é quem vai decidir se vai desfilar ou não em carro aberto.
General Heleno compara posse de arma à posse de um automóvel
— A decisão do carro aberto ou do carro fechado, que é uma coisa menor em uma festa tão grande e tão bonita, será decidida pelo presidente da República.
O ministro ainda afirmou que “nossa responsabilidade é que a vontade de 58 milhões se concretize”.
Segurança
Quem for acompanhar de perto a posse do presidente eleito terá que seguir regras de segurança estabelecidas pela organização do evento.
O acesso da população à Esplanada dos Ministérios será exclusivamente pela Rodoviária do Plano Piloto. A partir deste ponto, as pessoas que quiserem assistir à posse terão que descer a Esplanada a pé. Não serão permitidos o acesso com bicicletas, skates e patins, por exemplo.
A lista de proibições também inclui guarda-chuva, objetos cortantes, máscaras, carrinhos de bebês, fogos de artifício, bebidas alcóolicas, garrafas, sprays, além de bolsas e mochilas.
Também haverá um esquema especial para defesa aérea e o controle de tráfego aéreo na capital federal. Um decreto autoriza a interceptação e o abate de aeronaves consideradas suspeitas ou hostis pela Força Aérea Brasileira (FAB), que possam apresentar ameaça à segurança.