Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Brasil e Uruguai fecham novo acordo automotivo

Ainda provisório, entendimento vai mais que dobrar volume de cotas livres de impostos

Brasil|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
No novo acordo, cota livre de impostos vai mais do que dobrar
No novo acordo, cota livre de impostos vai mais do que dobrar

Brasil e Uruguai fecharam um novo acordo automotivo provisório para permitir um maior comércio de veículos e autopeças entre os dois países. O entendimento valerá até o fim do ano, quando os dois países esperam firmar um acordo permanente.

Até agora, o acordado era que o Brasil só poderia vender ao Uruguai, sem pagar imposto de importação, uma cota de 8.500 veículos e US$ 99,6 milhões em autopeças em um ano, que valeria entre junho de 2015 e julho de 2016. Com o novo acordo, a cota mais que dobra: valerá para este semestre (julho a dezembro de 2015) e passará a ser de 10.056 veículos e US$ 99,6 milhões em autopeças.


O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Daniel Godinho, comemorou o acordo provisório e disse ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que as perspectivas para o entendimento definitivo são excelentes.

— Vamos buscar um acordo permanente para a ampliação do acesso de produtos brasileiros ao mercado uruguaio e do comercio bilateral entre os países.


Cronograma

Foi estabelecido ainda um cronograma de negociações com quatro reuniões até o fim do ano para chegar a um acordo permanente. De acordo com fontes ouvidas pela Broadcast, o Brasil quer que a cota anual seja superior a 20 mil veículos, o que representaria quase metade do mercado uruguaio.


Pelo lado do Uruguai, que quer alavancar as exportações ao Brasil de autopeças, a principal reivindicação é flexibilizar a cota de nacionalização dos produtos vendidos. A exigência hoje é de que o bem exportado pelos uruguaios tenha pelo menos 50% de conteúdo local, mas eles tentam reduzir esse porcentual.

Atualmente, os veículos brasileiros ocupam 21% do mercado uruguaio, que tem ainda a China com 28%, Índia com 14% e México e Coreia do Sul com 11% cada. Em 2006, a participação dos carros brasileiros era de 60%.


Nas próximas semanas, o Brasil deverá anunciar ainda um acordo automotivo para a Colômbia O anúncio estava previsto para a semana passada, mas foi adiado por questões de agenda entre os ministros dos dois países. Deverá ser criada uma cota para a exportação de 12 mil a 13 mil veículos por ano sem o pagamento de imposto de importação.

Acesse aqui a página de R7 Carros

Assine o R7 Play e veja a Record online!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.