Brasileiros fazem panelaço durante pronunciamento de Dilma
Presidente defendeu ajustes econômicos para enfrentar momento de crise
Brasil|Do R7
Vídeos de um panelaço com gritos de 'fora, Dilma' se espalharam pelas redes sociais durante o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff na noite deste domingo (8), em rede nacional. O evento foi convocado por mensagem via whatsapp.
O panelaço aconteceu em diversos Estados Brasileiros, principalmente em bairros nobres da cidade de São Paulo.
A presidenta anunciou que vai sancionar nesta segunda-feira (9), em cerimônia, às 15h, no Palácio do Planalto, a Lei do Feminicídio. A assinatura ocorrerá antes de esgotar o prazo estabelecido após a aprovação pelo Congresso Nacional e encaminhamento para a Presidência da República, que é de 15 dias úteis para sanção ou veto.
— Quero anunciar um novo passo no fortalecimento da justiça, em favor de nós, mulheres brasileiras. Vou sancionar, amanhã, a Lei do Feminicídio que transforma em crime hediondo o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou de discriminação de gênero.
A presidente também os ajustes econômicos anunciados pelo seu novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Segundo ela, o governo absorveu, até o ano passado, todos os efeitos negativos da crise econômica internacional e das secas, lançando mão do caixa da União para proteger o crescimento, o emprego e a renda, mas que, com a extensão da crise internacional das economias, chegou a hora de dividir os "esforços".
Entre as medidas, as Dilma destacou que as correções e ajustes na economia, mesmo que signifiquem alguns sacrifícios temporários para todos e críticas injustas e desmesuradas ao governo, são a forma de dividir a carga negativa com os setores da sociedade.
— São medidas para sanear as nossas contas e, assim, dar continuidade ao processo de crescimento com distribuição de renda, de modo mais seguro, mais rápido e mais sustentável.