Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Câmara devolve mandato de mais 170 deputados cassados durante a ditadura

Sessão simbólica vai celebrar Dia Internacional dos Direitos Humanos

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

  • Google News

A Câmara dos Deputados vai devolver simbolicamente o mandato de 173 deputados que foram cassados entre os anos de 1964 e 1977, durante o período da ditadura militar. A solenidade será realizada nesta quinta-feira (6), no plenário da Câmara, com a presença de 26 dos 28 deputados que estão vivos.

A sessão terá ritos de posse, com a presença da banda dos Dragões da Independência. Os ex-deputados, ou seus representantes, vão receber um documento em forma de diploma e um broche de uso parlamentar como símbolo da devolução do mandato.


A iniciativa é da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro. A coordenadora da Comissão, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), alega que a ação é mais um esforço em favor do resgate da memória da história do Brasil.

— A cassação dos mandatos representeou uma violência contra um dos poderes do Estado. A devolução é um gesto simbólico e que é importante para trazer à memória das novas gerações esses atos arbitrários cometidos contra representantes do povo durante a ditadura.


Livro e exposição

Depois da solenidade será inaugurada a exposição Parlamento Mutilado: Deputados Federais Cassados pela Ditadura de 1964 e lançado o livro, de mesmo nome. A exposição, montada no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados, reúne imagens que retratam os momentos simbólicos vividos pelo Congresso Nacional entre 1964 e 1985.

O destaque da mostra é o painel A verdade ainda que tardia , do artista plástico Elifas Andreato, sobre a repressão e a resistência nos chamados "anos de chumbo".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.