Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara veta termo "Centrão" em veículos oficiais

Determinação ocorre três dias depois de manifestantes em favor do governo irem às ruas e criticarem o bloco de partidos

Brasil|

Câmara diz que termo "Centrão" é usado "pejorativamente"
Câmara diz que termo "Centrão" é usado "pejorativamente" Câmara diz que termo "Centrão" é usado "pejorativamente"

O termo "Centrão" está banido da Câmara dos Deputados. Pelo menos, nos meios oficiais de comunicação da Casa como rádio, TV, agência e redes sociais.

A determinação da direção de jornalismo da Casa ocorre três dias depois de manifestantes em favor do governo irem às ruas e criticarem o bloco de partidos.

Em e-mail aos jornalistas da Casa, a direção de jornalismo diz que o termo é usado "pejorativamente para designar alguns partidos que poderiam ou não entrar na base do governo".

Leia mais: 7 conclusões após os protestos pró-Bolsonaro

Publicidade

A circular diz que o "rótulo" é uma "abstração" e não existe formalmente como bloco de atuação na Câmara. O texto afirma ainda que "a mídia comercial" usa o termo para "tornar mais compreensíveis" os movimentos políticos na Câmara, "em especial no que diz respeito a votações".

"Sem contar que a expressão virou um carimbo que em boa medida coloca no mesmo saco fisiológico prerrogativas legítimas dos deputados - como a liberação de emendas parlamentares, por exemplo", diz o texto.

Publicidade

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não foi consultado sobre a proibição antes da distribuição da circular. Nas últimas semanas, líderes do Centrão têm intensificado as críticas ao termo. A insatisfação chegou ao DEM, que, por meio do seu presidente, ACM Neto (BA), verbalizou que o partido "não faz parte e nunca fez" do bloco.

Senadora diz que manifestantes devem ir às ruas 'cobrar o Centrão'

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.