Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Capacitação de jovens para o mercado de trabalho é o tema do Estúdio News deste sábado

Programa vai ao ar na Record News, a partir das 22h30

Brasil|Do R7


Gustavo Toledo, Luciana Coen e Regiane Tofanello Costa
Gustavo Toledo, Luciana Coen e Regiane Tofanello Costa

A capacitação profissional é extremamente importante para qualquer profissional dentro do mercado de trabalho, mais ainda quando se inicia a vida profissional.

Promover o desenvolvimento de competências e habilidades possibilita que empresas consigam contratar profissionais preparados. Para isso, organizações têm aberto suas portas para capacitar jovens de baixa renda, contribuindo para o crescimento dessas pessoas e da sociedade como um todo.

O Instituto Proa atua diretamente nessa esfera, Regiane Tofanello Costa, gerente de empregabilidade do instituto, enfatiza que “a capacitação é uma ferramenta que possibilita que as pessoas se desenvolvam para o mercado tanto nas soft skills, competências socioemocionais, habilidades de comunicação, postura, proatividade, resolução de problemas e também nas competências técnicas, que vão fazer com o que o profissional consiga desenvolver atividades como programadores, como desenvolvedores de software, entre outras”.

A SAP Brasil é uma das empresas que faz um trabalho de inclusão digital de jovens, um deles acontece em uma escola na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, onde profissionais fazem o acompanhamento de crianças e adolescentes. As ações são feitas com jovens desde o fundamental II até o ensino médio, na tentativa de fazê-los estarem mais acostumados e olharem para tecnologia como sendo uma área que talvez seja uma área de futuro para eles, diz Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil.

Publicidade

“O tema de capacitação é muito sério no setor de tecnologia, temos uma importante falta de mão de obra e acho que é papel de setor privado junto com setor público, e cada cidadão pensando por si como fazemos para reduzir esse gap, porque tem gente precisando de emprego e um setor precisando de pessoas que estejam habilitadas a trabalhar”, ressalta Luciana.

Regiane Tofanello destaca que formações gratuitas são fundamentais para que esses jovens consigam ingressar no mercado de trabalho e dessa forma o Brasil ser um país mais produtivo e mais igualitário.

Publicidade

“Não existe uma solução única hoje. Para que esse gap seja coberto é necessário que vários agentes se unam para que isso aconteça”, declara a gerente de empregabilidade do Instituto Proa.

Luciana Coen acrescenta, “para resolvermos esse problema de capacitação e muitos outros, acho que é um tripé, o poder público que tem muito a fazer, os cidadãos, e a postura de um cidadão inclusive para montar a organização que seja de sociedade civil, uma organização não-governamental, uma associação que trabalhe, e o setor privado precisa entrar muito fortemente com uma outra mentalidade que a gente vê hoje em setor privado, uma mentalidade de um olhar para longo prazo, um olhar de sustentabilidade, de qual a capacidade de perenidade, de sobreviver lá na frente”.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.