Desembargador Federal Paulo Fontes, coordenador do Programa de Conciliação da Justiça Federal da 3ª Região; Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, presidente do TRF3; Desembargador José Carlos Ferreira Alves do TJ-SP; Desembargadora Federal aposentada Vera Jucovski; e Juiz Estadual Ricardo Pereira Júnior
Wellington Campos/TRF3Durante os dias 5 e 9 de novembro, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em parceria com todos os tribunais do país, fará a XIII Edição da Semana Nacional da Conciliação. O objetivo é disseminar a cultura da paz e do diálogo.
Nesta segunda-feira (5), o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), realizou a solenidade de abertura comandada pela Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta. A RecordTV foi representada no evento pela assessoria executiva institucional.
Em sua primeira edição, 83.900 audiências foram agendadas e 46.493 acordos efetuados. No ano passado, foram solucionados de forma consensual mais de 225 mil processos que estavam em tramitação. Foram realizadas 318.902 audiências, das quais 70% resultaram em acordo. O valor dos acordos atingiu o montante de R$ 1,57 bilhão.
Neste ano, na cidade de São Paulo, serão feitas cerca de 2.300 audiências na Central de Conciliação (Cecon-SP) e também no Gabinete da Conciliação do TRF3, coordenado pelo Desembargador Federal Paulo Fontes. Diversos serviços e ações de cidadania, como esclarecimento de dúvidas sobre previdência, consultoria jurídica e palestras sobre educação financeira, inclusão, sustentabilidade e acessibilidade, serão promovidos.
No dia 9, das 13h30 às 18h, no 25º andar do TRF3, acontecerá o projeto-piloto que possibilitará o pagamento dos chamados expurgos inflacionários a poupadores com ações em que se discutem os planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor II (1991), além de acordos relacionados a financiamento de imóveis, pedidos de aposentadoria e danos morais contra a Caixa Econômica.