Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Comissão de Ética quer explicações dos ministros que receberam regalias da Petrobras

Mantega, Miriam Belchior e Ideli Salvatti receberam convite para assistir Fórmula 1

Brasil|Do R7, com Cláudia Gonçalves, da TV Record, em Brasília

Filhos do ministro Mantega receberam convite VIP da Petrobras
Filhos do ministro Mantega receberam convite VIP da Petrobras

A comissão de Ética Pública da Presidência da República anunciou, nesta segunda-feira (31), que vai pedir explicações ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e às ministras do Planejamento, Miriam Belchior, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, por terem recebido convites da Petrobras para assistir ao GP (Grande Prêmio) Brasil de Fórmula 1, em novembro do ano passado.

A presidência da comissão esclarece, no entanto, que não se trata da abertura de processo. 

Leia mais notícias no R7

Os ministros terão dez dias para apesentar os esclarecimentos. Esse prazo pode ser prorrogado.


O caso foi levado à Comissão de Ética por meio de representação do líder do PPS na câmara, deputado Rubens Bueno (PR). O parlamentar pede que o colegiado investigue se a postura das autoridades feriu o código de conduta da alta administração federal, que proíbe o recebimento de presentes com valores acima de R$ 100.

Entenda


Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo revela que dois filhos do ministro Mantega, além da irmã, do cunhado e da sobrinha da ministra Miriam Belchior receberam os convites para assistir, de locais privilegiados, à corrida de Fórmula 1, realizada em São Paulo. Estima-se que o custo unitário dos convites oferecidos pela Petrobras chegue a R$ 12 mil.

De acordo com o jornal, as cortesias dão direito a vista privilegiada da pista do Autódromo de Interlagos, além de acesso aos boxes das escuderias, hospedagem em hotel cinco estrelas e menu de bebidas e comidas.


O marido de Ideli Salvatti, o subtenente do Exército Jeferson da Silva Figueiredo, também foi convidado para o camarote. A ministra recebeu o convite, mas afirmou não ter ido ao evento.

Além dos parentes do ministros, o genro da presidente Dilma Rousseff, Rafael Covolo, foi ao evento patrocinado pela Petrobras.

A lista de convites veio à tona em meio ao escândalo envolvendo a Petrobras e a compra da refinaria de Pasedena, no Texas (EUA), em 2006. A compra, aprovada pelo conselho presidido por Dilma Rousseff, foi responsável por uma prejuízo bilionário da estatal.

A comercialização é alvo de pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado Federal.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.