Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
‌

Democratas escolhem presidente para liderar partido contra Trump e Republicanos

Brasil|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

ATLANTA (Reuters) - Após uma derrota brutal nas eleições em novembro, os Democratas irão escolher um novo líder no sábado para começar a tarefa de reconstruir o partido e preparar a oposição política ao presidente Republicano Donald Trump.

Os 447 membros do Comitê Nacional Democrata, braço administrativo e de captação de recursos do partido, irão se reunir em Atlanta para escolher um novo presidente executivo em uma das mais competitivas eleições para liderança do partido em décadas.

‌

As apostas estão altas para um partido ainda lutando para se recuperar da surpreendente derrota em 8 de novembro da candidata democrata à eleição presidencial Hillary Clinton e ansioso para transformar a crescente resistência das bases a Trump em apoio político aos democratas em todos os níveis de governo do país.

Sete candidatos estão competindo pela presidência, liderados pelo ex-Secretário do Trabalho Tom Perez, favorito entre as autoridades da administração Obama, e o deputado Keith Ellison de Minnesota, apoiado por liberais tais como os Senadores Bernie Sanders de Vermont e Elizabeth Warren de Massachusetts. Perez é filho de imigrantes dominicanos, enquanto Ellison foi o primeiro muçulmano eleito para o Congresso norte-americano.

‌

A disputa entre os candidatos representando o establishment e as alas progressistas do partido ecoam as primárias de 2016 entre Clinton e Sanders, um racha que os Democratas esperam deixar para trás enquanto mudam o foco para o combate a Trump.

Outros concorrentes são Pete Buttigieg, Prefeito de South Bend, Indiana, o Diretor Executivo do Partido Democrata em Idaho Sally Boynton Brown, o advogado eleitoral Peter Peckarsky e os ativistas Jehmu Greene e Sam Ronan.

‌

Todos os candidatos prometeram focar em uma reconstrução de baixo para cima do partido, que perdeu centenas de assentos estaduais sob Obama e enfrenta a tarefa de tentar reconquistar maiorias no Congresso nas eleições do próximo ano. Ellison prometeu começar a construir organizações democratas em cada município norte-americano.

"Nós podemos de fato ajudar os democratas a ganhar em todo o país, para que possamos nos livrar de Donald Trump", disse Ellison no debate de candidatos na CNN esta semana. "Focaremos na participação, e é assim que seremos bem sucedidos."

‌

None

(Por Justin Mitchell)

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.