Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Deputado e duas vezes prefeito de Santos, Beto Mansur entra na disputa pela Câmara

Primeiro-secretário da Casa garante não ser aliado do ex-presidente da Casa, Eduardo Cunha

Brasil|Do R7

  • Google News
Deputado federal Beto Mansur (PRB-SP) vai disputar presidência
Deputado federal Beto Mansur (PRB-SP) vai disputar presidência

Candidato à Presidência da Câmara, o deputado federal Beto Mansur (PRB-SP) combina em sua longa trajetória política experiências no executivo e no legislativo.

No quinto mandado como deputado federal, também conta com duas passagens à frente da Prefeitura de Santos, uma das principais e mais importantes cidades de São Paulo e do País.


Em suas duas administrações deixou como marcas ainda muito visíveis obras de revitalização do centro histórico, recuperação da orla marítima, além de vias de grande circulação e instalações turísticas.

Atual primeiro secretário da Câmara Federal, faz questão de se desvincular do presidente afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


— Não sou aliado de ninguém. Sou aliado da Câmara. Sou aliado daqueles que trabalham como eu para resgatar a credibilidade da Câmara.

Leia mais notícias de Brasil e Política


Beto Mansur (PRB-SP) deverá confirmar a sua candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados até às 12h de quarta-feira (13), data da eleição para escolher o novo comandante da Casa. O próprio Mansur anunciou na última sexta-feira (8), no Salão Verde da Câmara, que disputaria o cargo.

Engenheiro eletrônico e empresário, já foi prefeito de Santos (SP) entre 1997 e 2004. Antes disso, havia vencido uma eleição para vereador da cidade litorânea em 1989/1990.


Descendentes de portugueses e sírios, tem 65 anos e nasceu em São Vicente (SP). Começou trabalhando trabalhando muito jovem na rádio de seu pai, a Cultura de São Vicente. O pai comandava o programa "A Voz do Povo", voltado para trabalhadores e a população mais carente e se dedicava a defesa dos direitos dos portuários. Por essa atuação seu pai foi perseguido e preso pelo regime militar.

Como deputado federal, foi o primeiro relator do projeto do Código Brasileiro de Trânsito; contribuiu para a criação de regras duras para quem comete infração de trânsito, como a lei seca; defendeu a quebra do monopólio das telecomunicações; e trabalhou fortemente para a modernização dos aeroportos e portos do País.

Casado desde 1979 com Ylidia Mansur, o deputado é pai de Paulo Thiago e Marcus Vinícius.

Mansur terá pela frente, ao menos, dez concorrentes: Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Marcelo Castro (PMDB-PI), Fábio Ramalho (PMDB-MG), Heráclito Fortes (PSB-PI), Luiza Erundina (PSOL-SP) e Rogério Rosso (PSD-DF).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.