Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Deputados iniciam campanha para presidência da Câmara

Jovair Arantes, Rogério Rosso e Rodrigo Maia estão entre os postulantes ao cargo na Casa

Brasil|Do R7

Disputa pela presidência da Câmara deve ocorrer entre mais de um nome da base do governo Michel Temer
Disputa pela presidência da Câmara deve ocorrer entre mais de um nome da base do governo Michel Temer

O Congresso apresenta seu tradicional esvaziamento e a maior movimentação nos salões das duas Casas do Parlamento é de turistas, mas os principais pré-candidatos à presidência da Câmara dos Deputados já deram a largada na disputa, que novamente deve ocorrer entre mais de um nome da base do governo Michel Temer.

Enquanto o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), resolveu reunir partidários e aliados para definir estratégias de sua candidatura em uma reunião no fim da tarde desta terça-feira (3), o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), outro nome do centrão — bloco que reúne mais de 10 partidos —, pegou a bicicleta e pedalou até Goiânia, para conversar com deputados. 

Ambos fortes figuras dentro do centrão, grupo que reúne aproximadamente 200 deputados e faz parte da base de sustentação do governo Temer, são bem próximos e conversam com frequência. Mas por ora sustentam suas pré-candidaturas, a serem oficializadas um dia antes da eleição, marcada para o dia 2 de fevereiro. 

Comissão da Câmara sugere criação de força-tarefa para investigar massacre


Nenhum chama para si a marca de nome oficial do centrão, mas suas postulações podem repercutir, e enfraquecer, a eventual candidatura de outro nome forte da base aliada: o do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

Maia ainda não se coloca como candidato e adversários dizem que a Constituição não permite sua reeleição. Mas o presidente tem afirmado que do ponto de vista jurídico não há impedimento a uma eventual reeleição, já que não há uma proibição expressa do texto constitucional para reeleição após um mandato-tampão. 


O deputado do DEM tem ponderado, no entanto, que levará em conta a conjuntura política para definir se será candidato. 

Como isso ainda não ocorreu, Rosso protocolou um documento na Secretaria Geral da Câmara pedindo a realização de um debate, na TV Câmara, entre os pré-candidatos à presidência da Casa, no que pode ser visto como uma tentativa de pressionar Maia a assumir sua candidatura. 


O cenário atual já repete parte do que ocorreu na última disputa. Em julho do ano passado, 17 deputados chegaram a se candidatar, a maioria deles de partidos aliados ao governo. Rosso e Maia estavam entre eles e disputaram o segundo turno pela presidência. 

Mas naquela ocasião, Maia venceu com o apoio da oposição a Temer, que dessa vez deve apoiar o pré-candidato de consenso da bancada do PDT, André Figueiredo (CE), um dos que questiona no STF (Supremo Tribunal Federal) uma eventual recondução de Maia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.