Dilma diz que coalizão de partidos está esgotada e dominada pela direita
Brasil|Do R7
Por Lisandra Paraguassu e Anthony Boadle
BRASÍLIA (Reuters) - A presidente afastada Dilma Rousseff disse nesta terça-feira que o sistema de coalizão política está esgotado e dominado pela direita e que, se pudesse voltar no tempo, teria composto uma base para governar diferente e não teria escolhido Michel Temer como vice-presidente.
Dilma foi afastada do cargo no mês passado, em meio a um processo de impeachment no Congresso, sendo substituída interinamente por Temer.
“Eu não faria a composição com as pessoas que eu fiz”, disse em entrevista a agências internacionais. “Essa coalizão está esgotada. Para todo mundo. Repetir essa coalizão vai dar errado. Ela está muito hegemonizada pela direita.”
Durante a conversa, Dilma confirmou que vêm conversando com movimentos sociais, sindicatos e parlamentares sobre a possibilidade de fazer um plebiscito sobre convocação de novas eleições, caso seja absolvida no processo de impeachment pelo Senado Federal e volte à Presidência da República.
“Não tenho o menor problema em pedir uma consulta popular para saber o que o povo quer”, afirmou. “Eu não tenho nenhum desejo de preservar apenas meu mandato. Quero preservar a democracia, e só há um jeito: respeitar o voto.”