Donadon muda de ideia e chega à Câmara para acompanhar decisão sobre seu futuro político
Parlamentar havia dito que veria votação de cassação de mandato pela televisão na cadeia
Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

O deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO) chegou à Câmara dos Deputados, por volta das 18h30 desta quarta-feira (12), para acompanhar a votação do processo de cassação do seu mandato parlamentar.
O deputado entrou na Casa enquanto seu advogado, Michel Saliba, conversava com os jornalistas, o que desviou a atenção da imprensa.
Mesmo acreditando que Donadon não iria comparecer ao plenário, o advogado afirmou que, caso o deputado decidisse acompanhar o julgamento pessoalmente, não iria subir na tribuna para fazer sua defesa.
— Se ele, por ventura, vier, não vai fazer uso da palavra. Eu afirmo que ele não vem pelo o que ele me disse. Agora, se ele aparecer aqui... Garanto para vocês que estou falando o que eu ouvi dele.
Mais cedo, o advogado de Donadon informou que havia desistido de ir até o plenário da Câmara para se defender e que iria assistir à sessão pela televisão, dentro do complexo penitenciário da Papuda, em Brasília.
Leia mais notícias de Brasil e Política
De acordo com o advogado, Donadon avaliou que seria muito desgastante se pronunciar na Câmara e de pouca utilidade.

No entanto, mais tarde, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PDMB-RN), disse que havia recebido informações de que Donadon iria até a Casa e estaria no plenário para se defender.
Voto aberto
A Câmara vai votar nesta quarta, pela segunda vez, o processo de cassação de Donadon. No entanto, ao contrário do primeiro julgamento, a perda de mandato do deputado será decidida em votação aberta.
Isso porque o Congresso aprovou, no ano passado, proposta que prevê votação aberta para vetos presidenciais e processo de cassação de parlamentares.
Antes de ir a plenário, o processo foi avaliado pelo Conselho de Ética da Casa. O relator do processo, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), apresentou relatório favorável à cassação, que foi aprovado pelos demais integrantes da comissão.
Na sessão de hoje, tanto o relator quanto a defesa de Donadon podem usar a tribuna da Câmara para expor seus argumentos. Para perder o mandato, o deputado tem que receber os votos da maioria absoluta da Casa, ou seja, pelo menos 257 votos.
Em agosto, quando seu processo foi avaliado pela primeira vez, Donadon fez um relato emocionado aos colegas sobre a vida na prisão, o que parece ter sensibilizado seus pares, que o absolveram.
Donadon está preso na Papuda, em Brasília, desde junho de 2013. Ele foi condenado elo STF (Supremo Tribunal Federal) a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e pelo desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia.















