Eleitores têm até esta quinta para justificar ausência no 1º turno
Brasileiros podem ficar em dia com a Justiça Eleitoral enviando os documentos pelo sistema Justifica ou comparecendo a um cartório eleitoral
Brasil|Giuliana Saringer, do R7
Os eleitores brasileiros que não votaram no primeiro turno têm até essa quinta-feira (6) para justificar a ausência a Justiça Eleitoral. É possível justificar pela internet ou em um cartório eleitoral.
Os eleitores que optarem por enviar a justificativa online deve acessar o sistema Justifica. O primeiro passo é informar o número do título de eleitor, o nome completo e a data de nascimento. Em seguida, é preciso preencher a justificativa e anexar o comprovante da impossibilidade de comparecimento.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), atestado médico e comprovante de passagens são exemplos de comprovantes aceitos. O documento deve ser enviado nos formatos "jpg" ou "pdf" com tamanho máximo de 2MB.
O eleitor receberá um número de protocolo, pelo qual poderá acompanhar a situação da justificativa.
Já os brasileiros que preferirem resolver as pendências com a Justiça Eleitoral pessoalmente podem ir até um Cartório Eleitoral. É preciso preencher o Requerimento de Justificativa, levar uma cópia do título de eleitor ou documento de identificação pessoal e um documento que comprove o motivo da ausência.
Também é possível enviar os documentos pelos Correios.
O eleitor que não votou no primeiro e no segundo turno precisa justificar as duas ausências. O prazo da primeira termina nesta quinta, enquanto o da segunda pode ser realizado até dia 27 de dezembro deste ano.