Eliseu Padilha apresenta novo atestado e deve voltar ao Planalto apenas na próxima semana
Ministro chefe da Casa Civil se recupera de cirurgia em Porto Alegre
Brasil|Mariana Londres, do R7, em Brasília
Eliseu Padilha apresentou nesta segunda-feira (6) um novo atestado médico e deve retornar ao Palácio do Planalto apenas na próxima segunda-feira (13). O ministro-chefe da Casa Civil se recupera em Porto Alegre de uma cirurgia na próstata. Ele está afastado desde o dia 20, quando passou mal e foi internado em Brasília. Sua licença médica vencia nesta segunda.
Internado no Hospital Moinhos de Vento, na capital gaúcha, o ministro apresenta melhora, de acordo com os boletins médicos, mas ainda não teve alta. Na ausência da Padilha, a pasta da Casa Civil continua sob o comando do atual secretário-executivo, Daniel Sigelmann.
A licença do chefe da Casa Civil coincide com um período de grande turbulência política. O depoimento de Marcelo Odebrecht ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) envolvendo Eliseu Padilha em tratativas para repasse de recursos para a campanha eleitoral de 2014 complicando ainda mais a sua situação. Padilha já enfrentava desgaste após o depoimento espontâneo do amigo e ex-assessor especial do presidente Michel Temer, o advogado José Yunes, ao Ministério Público Federal.
A permanência do peemedebista no governo é considerada incerta, e a licença médica prorrogada serve para o presidente Michel Temer ganhar tempo antes de tomar uma decisão sobre a permanência ou não de Padilha do Palácio do Planato.
Com a ausência temporária de Padilha, Temer perde um de seus principais articuladores políticos com o Congresso Nacional, em um momento em que o governo quer aprovar propostas como as reformas da Previdência e trabalhista.