Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Entender nossas emoções é tão importante quanto controlá-las

Convidados do Estúdio News, especialistas explicam o processo de desenvolvimento da inteligência emocional

Brasil|Do R7


Na foto, Gustavo Toledo, Jaqueline Coelho e Flávio Valiati
Na foto, Gustavo Toledo, Jaqueline Coelho e Flávio Valiati

Quem não gostaria de saber a fórmula certa para se obter vantagem competitiva no trabalho, nos relacionamentos e no próprio dia a dia?

Jaqueline Coelho, Mentora Integrativa Sistêmica da Hi-Jackie - Conexão Evolutiva, afirma que o equilíbrio emocional, que tanto se fala hoje em dia, nada mais é que identificar as emoções. Segundo ela, não existe idade certa para desenvolver inteligência emocional.

“Nem todo mundo evolui com a inteligência, na verdade, não existe idade para desenvolvimento de inteligência emocional, existe o aqui e agora, tem algumas práticas para identificar e perceber essa emoção que está vindo e saber o que fazer com ela. É gerir e ter habilidade dessa emoção para conquistar grandes feitos como relações saudáveis, resultados positivos, uma qualidade de vida emocionalmente em equilíbrio. Qualquer idade é momento de evolução”, explica.

O Fundador da startup social Vamos Subir, Flávio Valiati, diz que o treinamento das nossas emoções e da nossa inteligência emocional acontece quando nos encontramos em situação de grande dificuldade, por exemplo.

Publicidade

“Para treinar nossas emoções e nossa inteligência emocional, temos que ser colocados a prova de fogo, na medida que somos testados temos oportunidade, de uma forma mais ampla, de entender aquela oportunidade, aquela situação e uma forma de desenvolver essa inteligência emocional, esse autoconhecimento”, afirma Valiati.

No entanto, é importante entender os sentimentos e conseguir controla-los, para que não sejam tomadas decisões precipitadas, que tendem a nos levar para um arrependimento lá na frente.

Publicidade

Um dado importante diz que 90% das demissões e das promoções acontecem por profissionais que têm habilidades socioemocionais, que não podem ser delegadas para máquina, isso é inerente do ser humano.

“Hoje, o mercado de trabalho demanda e pede por profissionais cada vez mais competentes socioemocionalmente. O grande diferencial do ser humano daqui para frente é e vai ser se tornar cada vez mais humano”, afirma Flávio Valiati.

Publicidade

Jaque Coelho diz que a pandemia forçou o caminho do desenvolvimento humano e emocional dentro das empresas, porém, na sua visão ainda estão “engatinhando”.

“Teve muito abalo, muita perda de emprego, mas também teve muita empresa com aceleração de resultado e os próprios profissionais não conseguiram dar conta, hoje as empresas perderam resultados pela falta de desenvolver esse emocional. É trabalhar e falar mais de desenvolvimento emocional exatamente para performar e ter pessoas mais tranquilas dentro das suas empresas e dentro das suas casas, fazer esse entendimento que o ser humano é ser humano em qualquer lugar”, diz a mentora da Hi-Jackie.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.