Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estúdio News deste sábado debate o ambiente escolar e o futuro da educação no Brasil

Programa recebe os especialistas Georgya Corrêa, da Escola Teia Multicultural, e Ewerton Fulini, do Instituto Ayrton Senna

Brasil|Do R7

Georgya Corrêa e Ewerton Fulini estarão no Estúdio News
Georgya Corrêa e Ewerton Fulini estarão no Estúdio News Georgya Corrêa e Ewerton Fulini estarão no Estúdio News

Os processos de aprendizagem em sala de aula podem ser adaptados por meio da neurociência, que ajuda educadores a entender como o cérebro é impactado pelo ambiente. O ambiente escolar e o futuro da educação são as pautas do Estúdio News do próximo sábado (8).

Georgya Corrêa, fundadora, idealizadora e diretora pedagógica da Escola Teia Multicultural, destaca que o ambiente acaba sendo sempre mais importante do que um fator genético.

“Você pode ter um gosto pela matemática, mas não tem facilidade. Mas você gosta, acha interessante, teve bons professores que tornaram essa investigação da lógica algo instigante, divertido, e aquilo te dá prazer. Não necessariamente precisa ser muito fácil”, explica.

Sentir-se motivado facilita o aprendizado e compreender as emoções e interesses no âmbito escolar são fatores que contribuem para a fixação do conteúdo. Se isso não faz sentido ou não proporciona nenhuma experiência para o aluno, rapidamente é esquecido, diz a diretora pedagógica.

Publicidade

O “estresse controlado”, segundo Georgya, corrobora com a aprendizagem. "Muitas vezes, escolas trabalham com essa metodologia de prova, de chamada oral, porque infelizmente é uma forma que dá certo, pois te dá um estado de estresse controlado, de alerta. Não se entra em pane, mas em estado de alerta”, reconhece.

Para o desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto escolar, o Instituto Ayrton Senna trabalha com o modelo SAFE que é um conjunto de pilares que devem ser considerados em qualquer formato de ensino.

Publicidade

“SAFE quer dizer Sequencial, Ativo, Focado e Explícito. Sequencial, pois é muito importante que se trabalhe uma competência por vez; Ativo, como coloco o estudante através de práticas ativas de conhecimento, ele é o protagonista, é pensar em como a gente traz vida para sala de aula; F é focado, como trabalhar foco nesse aluno, uma competência por vez; e o E de Explícito, em como trabalho uma competência por vez e também estipulo metas de desenvolvimento para esse estudante se observar através das suas vivências”, explica Ewerton Fulini, vice-presidente corporativo do Instituto.

O trabalho das competências junto às escolas é fundamental, inclusive para controlar a ansiedade dos alunos. De acordo com estudo do Instituto Ayrton Senna feito nas escolas estaduais em São Paulo, com cerca de 700 mil alunos, 69% mencionaram que se identificam com algum grau de ansiedade ou depressão.

Publicidade

“Vimos que dessa pandemia surgiram reflexos muito sérios, não só para os estudantes com esses níveis de ansiedade, com a baixa resiliência emocional, baixa tolerância à frustração, mas também com a evasão desses alunos do Ensino Médio, principalmente, e os educadores também. Percebemos esse movimento do baixo pertencimento escolar, da insatisfação com o trabalho, quando a gente trabalha intencionalmente essas competências, a gente consegue trabalhar isso junto às escolas”, destacou o executivo.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.