Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Estúdio News deste sábado debate o atrativo mercado de ações 

Especialistas falam da popularização da Bolsa de Valores

Brasil|Do R7

  • Google News

No início dos anos 2000, o investimento na Bolsa de Valores era de 0,05% da população. O avanço tecnológico facilitou ao pequeno investidor o acesso de forma simples e prática, popularizando a Bolsa de forma crescente.

O especialista em renda variável da Valor Investimentos, Ramon Coser, diz que a pandemia causou um certo medo, uma aversão ao risco, mas com tanta informação e divulgação as pessoas sentem-se mais confiantes para investir em ações.


Gustavo Toledo, Rodrigo Moliterno e Ramon Coser
Gustavo Toledo, Rodrigo Moliterno e Ramon Coser

“Foi um momento de muita turbulência no mercado, não se sabia o que poderia acontecer no próximo dia, as Bolsas caíram com medo à aversão, ao risco, mas com a economia voltando ao normal, o que a gente vem vivendo hoje tem despertado de novo o interesse do pessoal a se informar, optando por essa alternativa que é muito atraente”, afirma.

Rodrigo Moliterno, especialista em renda variável e sócio da Veedha Investimentos, concorda que as grandes plataformas, somadas a juros baixos e uma economia de certa forma estabilizada, são fatores que contribuem para a popularização da Bolsa de Valores.


“Dado o movimento de incerteza que o Brasil sempre teve, tudo isso contribui para buscar um investimento em ações que é sim um investimento de maior risco, mas vem se popularizando e crescendo à medida que as economias vão melhorando. Hoje, salvo engano, temos mais de 6 milhões de investidores pessoa física na Bolsa de Valores”, diz Moliterno.

Ramon Coser compara a Bolsa de Valores a uma grande feira: “a feira é a Bolsa, onde os investidores têm oportunidade de fazerem suas ordens de compra e de venda, só que diferentemente de frutas e verduras você está comprando participação, é uma oportunidade de ter um pouquinho da ação da Petrobrás, um pouco da ação da Vale, ser acionista do Bradesco, do Itaú, de grandes instituições e se beneficiar dos lucros, que cada vez mais são crescentes”.


E para quem está pensando em investir em ações, Rodrigo alerta o quão importante é se atualizar, buscar as fontes de informação e entender àquela empresa antes de começar a fazer seu investimento.

“Primeiro estude para depois começar a buscar efetivamente o investimento, obviamente vai encontrar várias dicas na internet, YouTube falando de ações ou o amigo comentou que ganhou. Recomendo começar a estudar e entender o porquê, não é cassino, muito pelo contrário, todo movimento que acontece no mercado acionário tem uma razão, tem toda a conjuntura, o “micro” que seria a empresa em si, fisicamente, e os efeitos macro, as economias também refletem no mercado de ações”, finaliza.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.