Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Financiamento público de campanha é primeiro passo para a reforma política, defendem cientistas políticos 

Especialistas cobram, porém, fiscalização rigorosa e sugerem licença a candidato à reeleição

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Governo e PT querem reforma política a tempo das eleições de 2014
Governo e PT querem reforma política a tempo das eleições de 2014 Governo e PT querem reforma política a tempo das eleições de 2014

A mudança na forma de destinar dinheiro para os partidos políticos realizarem campanhas eleitorais é a primeira etapa de uma reforma política no Brasil. É essa a opinião de especialistas ouvidos pela reportagem do R7, que defendem o financiamento público de campanha.

Conforme as regras atuais, qualquer pessoa ou empresa pode dar dinheiro para partidos ou candidatos realizarem suas propagandas eleitorais. Bancos, empreiteiras e empresas de mineração estão entre as organizações que mais investem em políticos.

No entanto, o financiamento privado de campanhas nunca é desinteressado. Segundo o cientista político da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas de São Paulo) Francisco Fonseca, as empresas sempre “cobram a fatura” quando o candidato financiado é eleito.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Na visão do especialista, é assim que começam, por exemplo, as fraudes em licitações públicas para favorecer a empresa que colocou dinheiro na campanha.

— O financiamento público torna-se essencial para desprivatizar [sic] a vida política brasileira. Esse é o ponto de partida. Sem financiamento público não acredito que a vida brasileira possa ser minimamente democrática.

Publicidade

Com o financiamento público, empresas e pessoas físicas ficam proibidas de fazer doações de campanha. Todo o dinheiro necessário sai dos cofres públicos. O governo fica encarregado de repassar a verba para os partidos por meio de contas bancárias.

No entanto, para evitar farra com dinheiro público, os especialistas lembram que será necessária uma fiscalização rigorosa da aplicação dos recursos.

Publicidade

O cientista político da UnB (Universidade de Brasília) David Fleischer ressalta que uma das medidas essenciais que devem ser adotadas junto com financiamento público é o reforço do quadro da Justiça Eleitoral.

— Se vai proibir contribuições de pessoas jurídicas e de pessoas físicas, a Justiça Eleitoral tem que ter muito mais recursos materiais e humanos para fiscalizar. Este é outro assunto muito importante, a fiscalização.

Segundo o professor da UnB, o modelo sugerido é que cada partido tenha uma conta bancária vinculada ao governo para que o dinheiro seja repassado, proporcionalmente, ao tamanho da legenda. Depois, o recurso seria redistribuído aos Estados e aos municípios.

O cientista político reforça que cada uma dessas contas teria de ser monitorada, para evitar desvios de dinheiro público.

Reeleição

Com o financiamento público, outro ponto que precisar ser discutido é a questão do político que se candidata à reeleição.

Segundo os especialistas, para evitar problemas de favorecimento dos candidatos que têm a máquina pública na mão, o ideal seria o licenciamento do cargo.

O cientista político da FGV sugere uma espécie de “quarentena” e reforço na fiscalização do repasse de dinheiro para o candidato à reeleição.

— Teria que alterar esse aspecto da reeleição, ou seja, ter mais mecanismos de fiscalização e de controle. E obrigar o licenciamento do político que está se candidatando à reeleição.

O especialista da UnB também sugere um afastamento de, pelo menos, seis meses do cargo, para evitar o conflito de interesses.

— Uma sugestão é que o candidato que vai para reeleição tenha que se desincompatibilizar e deixar o governo. Quem vai para reeleição tem que entregar o cargo ao vice seis meses antes da disputa.

Eleições 2014

O financiamento de campanha seria um dos pontos tratados no plebiscito, sugerido pela presidente Dilma Rousseff, para realizar a reforma política. O PT também já se manifestou a favor da mudança e trabalha para que a nova regra seja válida nas eleições de 2014.

O presidente do partido, Rui Falcão, declarou que acabar com as doações de campanha contribuiria para o fim da corrupção.

— Para nós, as mudanças que deveriam ocorrer devem ser já para 2014, pelo menos a questão do financiamento privado das campanhas eleitorais, que favorece o poder econômico e induz a corrupção. Pelo menos esse item nós entendemos que deveria valer já pra 2014.

O tema também esté entre os principais debates no grupo formado na Câmara dos Deputados para elaborar um projeto de reforma. O coordenador do colegiado, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), declarou que os temas que têm mais chances de irem a voto são a forma de financiamento das campanhas e o sistema eleitoral.

— Desta vez, vai haver, sim, reforma política. O sentimento que tenho com os deputados é que todas as pessoas querem uma mudança e eu atribuo esse sentimento aos protestos e manifestações da população. 

Para que as novas regras passem a valer na próxima eleição, as alterações devem ser aprovadas pelo menos um ano antes do pleito. Ou seja, o Congresso precisa aprovar o fim das doações de campanha até, no máximo, o início de outubro deste ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.