Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Foto da presidente Dilma será preservada nos estabelecimentos federais, diz ministro

Presidente interino Michel Temer pediu a maior discrição possível a seus ministros

Brasil|Do R7

  • Google News
Dilma se foi, mas os quadros dela (ao fundo) ficam
Dilma se foi, mas os quadros dela (ao fundo) ficam

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou, afirmou que, por decisão do presidente em exercício Michel Temer, a foto da presidente afastada Dilma Rousseff será preservada em todos os estabelecimentos federais.

"Em nenhum recinto da administração pública federal onde hoje existe hoje a fotografia de Dilma haverá modificação", disse, na coletiva de imprensa após a primeira reunião ministerial da nova gestão.


Segundo Padilha, a decisão é explicada pois o governo Temer "é transitório".

— É muito importante que isso fique registrado.


O Senado terá até 180 dias para julgar o impeachment de Dilma.

"Ele [Temer] pediu a maior descrição possível e proibiu que a foto da presidente fosse retirada e substituída", afirmou à reportagem o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani.


"Entre as orientações que ele deu está a que respeitássemos essa questão institucional e não retirássemos as fotos", ressaltou o ministro de Integração, Helder Barbalho.

Comunicação


No encontro, segundo relatos, Temer também considerou que os ministros terão autonomia para atuar e falar sobre as respectivas pastas, mas não poderão fazer comentários sobre áreas que não são de sua competência.

"Ele (Temer) fez questão de ressaltar a forma de governar dele, descentralizando para os ministros, mas, ao mesmo tempo, junto com a liberdade, a responsabilidade de seus atos", afirmou Barbalho.

— Ele não teria qualquer tipo de constrangimento, em função de dar a liberdade, de, se houver falhas, pedir, com muita gentileza, que entreguem o cargo.

Entre as demandas feitas por Temer aos ministros está a apresentação, nos próximos dias, de um levantamento dos programas em andamento, da situação administrativa de cada pasta.

Padilha afirmou que o presidente Michel Temer pediu ainda que todos os ministros utilizem 75% dos cargos comissionados previstos. A previsão, segundo o ministro do Planejamento, Romero Jucá, é cortar 4.000 cargos em comissão até o final deste ano.

Base

No encontro, Temer e os ministros da área econômica ressaltaram também a necessidade de uma interlocução com integrantes da nova base aliada do governo no Congresso para a votação do projeto que prevê a revisão da meta fiscal de 2016. O prazo de discussão da proposta se encerra no próximo dia 22.

"O presidente falou que já havia conversado com presidente do Congresso, Renan Calheiros, e que era importante votar a revisão da meta nos próximos dias", disse Picciani.

— Eles nos pediu para atuarmos de forma propositiva, não apenas nessa questão do superávit primário, mas também em todas que deverão ser enfrentadas no Congresso.

Preocupado com a repercussão negativa de não ter nomeado para o primeiro escalão nenhuma mulher, o presidente interino também ressaltou no encontro que pretende valorizar a presença do sexo feminino nas secretarias nacionais do governo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.