Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Governistas protocolam outro pedido de CPI mista no Congresso

Estratégia busca enfraquecer tentativa da oposição de investigar irregularidades na Petrobras

Brasil|Do R7

  • Google News

Parlamentares do PT e aliados apresentaram nesta quinta-feira (3) outro pedido de CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) no Congresso Nacional para investigar irregularidades na Petrobras, semelhante ao requerimento apresentado pela oposição na véspera, mas incluindo a apuração de suspeitas envolvendo contratos de transporte firmados em São Paulo e no Distrito Federal.

Além dos fatos já citados no pedido da oposição -a compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena (EUA), suspeitas de pagamento de propina a funcionários da estatal e lançamento de plataformas inacabadas, o requerimento governista propõe investigar os contratos de manutenção e aquisições de trens e metrôs no Estado de São Paulo, sob governo do PSDB, e no Distrito Federal, que seriam alvos de um cartel de empresas.


O pedido de CPMI também propõe a investigação de transferências de recursos federais para Estados e municípios para projetos de tecnologia de informação.

Leia mais notícias no R7


Ao anunciar que apresentaria o requerimento com 32 assinaturas de senadores e 219 de deputados, o líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE), afirmou que em 2010 já foi realizada uma CPI para investigar a Petrobras, o que se desdobrou em investigações no TCU (Tribunal de Contas da União), no Ministério Público e na Polícia Federal.

— Mas, infelizmente, a oposição, por não acreditar talvez nessas instituições, e por ser ano eleitoral, resolveu neste 2014 propor os mesmos itens da CPI de 2010. Fazemos isso para deixar claro para a sociedade brasileira e para as nossas instituições de que o governo federal, em especial a presidente Dilma Rousseff, quer a apuração de toda e qualquer irregularidade porventura registrada.


O requerimento de criação desta CPI mista, formada por senadores e deputados, assim como o apresentado pela oposição na quarta-feira, será lido em sessão do Congresso Nacional no dia 15. As assinaturas dos parlamentares podem ser retiradas dos pedidos de CPI até a meia-noite do dia em que os requerimentos forem lidos.

Além destes dois pedidos de CPI mista, ainda há dois requerimentos semelhantes para a instalação apenas no Senado de CPIs.


Na semana passada, a oposição apresentou um requerimento de CPI para investigar a Petrobras, mas parlamentares governistas reagiram e protocolaram na última terça-feira (1°) um pedido para criar outra CPI incluindo, além das denúncias contra a estatal, as suspeitas sobre o metrô de São Paulo e os repasses estaduais e municipais para projetos de tecnologia da informação.

Duas questões de ordem foram apresentadas contra esses dois pedidos para impedir a instalação das comissões, mas o presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), as rejeitou deixando a decisão final para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que deve sair na próxima semana.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.