Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Governo autoriza uso da Força Nacional na terra Yanomami

Uso do contingente foi autorizado por 90 dias e visa preservar a ordem pública nas aldeias

Brasil|Do R7

  • Google News
Deslocamento da Força Nacional poderá ser renovado para mais de 90 dias
Deslocamento da Força Nacional poderá ser renovado para mais de 90 dias

O Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública pelo prazo de 90 dias para apoiar os povos da Fundação Nacional do Índio na Terra Indígena Yanomami.

A portaria, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14), busca atender as atividades e os serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. O prazo inicial de 90 dias poderá ser renovado.

Os povos da etnia Yanomami relatam ter sido alvos de tiros disparados por garimpeiros contra as comunidades locais. Em maio, o vice-presidente da Associação Yanomami Hutukara, Dário Vitório kopenawa Yanomami, enviou nova carta a autoridades, para alertar sobre a situação e pedir apoio emergencial.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.