Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Grupo da Câmara sobre reforma política começa votações na próxima semana

Parlamentares já demonstram preoucupação com o andamento dos trabalhos do colegiado

Brasil|Da Agência Brasil

  • Google News

Sem consenso, o grupo de trabalho da Câmara dos Deputados sobre reforma política marcou para a próxima quinta-feira (29) o início da votação de propostas.

Nesta quinta-feira (22), na quarta reunião do colegiado, vários membros demonstraram preocupação com o andamento dos trabalhos, forçando o coordenador do grupo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), a mudar o cronograma inicial.


— Existe uma preocupação de alguns deputados de não concluir o trabalhos, de fazemos um grupo e ele terminar como o outro que sequer votou dentro da própria comissão. Esse aqui vai ter uma proposta de reforma política.

Leia mais notícias no R7


A intenção do petista era promover mais uma audiência pública na próxima reunião do grupo, além das duas já feitas. A ideia foi criticada pelos demais integrantes sob o argumento de que várias audiências foram realizadas, recentemente, por uma comissão que também tentou aprovar um parecer sobre a reforma política e não obteve apoio necessário.

Nesta quinta, o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), nomeado relator do grupo, apresentou um relatório com quatro tópicos. No documento, ele propõe a adoção de um sistema eleitoral misto — proporcional e majoritário — com a criação de distritos, obrigação de eleições primárias nos partidos, limite de doação para as campanhas eleitorais e maior transparência nos gastos e medidas para reduzir os gastos com propaganda e prevenir a compra de votos.

O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), membro do grupo, defendeu que o colegiado inicie o processo de votação das propostas por temas que já estejam “cristalizados” e que enfrentem menor resistências, como o fim da reeleição para cargo no Executivo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.