Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hospitais privados voltam a alertar para a falta de kit intubação

Associação formada por hospitais de ponta da rede privada voltou a pedir que governo distribua medicamentos exclusivos ao SUS

Brasil|Do R7

Entidade afirma que medicamentos podem acabar em até quatro dias nos associados
Entidade afirma que medicamentos podem acabar em até quatro dias nos associados Entidade afirma que medicamentos podem acabar em até quatro dias nos associados

A Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) voltou a alertar o governo federal nesta quinta-feira (25), sobre a falta de insumos para intubação de pacientes da covid-19, afirmando que muitos hospitais membros só têm produtos necessários para o tratamento de pacientes graves da covid-19 por mais três ou quatro dias.

A Anahp tem 118 membros, entre eles hospitais de ponta como o Sírio Libanês, Hospital Samaritano, Beneficência Portuguesa, 9 de Julho, Hcor e Barra d'or. Os associados respondem por 11% dos leitos privados de hospital, segundo dados da associação divulgados no final de 2019. 

Em nota, a associação ainda pediu que o Ministério da Saúde distribuísse parte dos estoques dos medicamentos que foram reservados exclusivamente ao SUS nesta semana, mesmo depois de alguns associados terem recorrido a importações extraordinárias para garantir os medicamentos. 

"O tempo mínimo necessário para que os produtos cheguem ao Brasil exige outra providência que precisa ser imediata: a colaboração do Ministério da Saúde para uma urgente distribuição de estoques decorrentes da requisição que realizou", disse a Anahp.

Continua após a publicidade

Os insumos do kit-intubação, que permitem a sedação de pacientes graves da covid-19, também são alvo de preocupação de governadores e municípios. Neste sábado (20), o Fórum Nacional dos Governadores afirmou que onze medicamentos, de analgésicos a bloqueadores neuromusculares, poderiam faltar em até dez dias no País, sendo 18 Estados já relatavam a escassez dos produtos.

O R7 entrou em contato com a assessoria do ministério da Saúde, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.