Brasil Intervenção federal em Roraima é publicada no Diário Oficial

Intervenção federal em Roraima é publicada no Diário Oficial

Decreto assinado por Temer garante a presença de militares no estado até o dia 31 de dezembro deste ano

Roraima

Denarium assumirá comando da intervenção

Denarium assumirá comando da intervenção

Marcos Marques/Governo de Roraima

A intervenção federal em Roraima foi publicada no Diário Oficial da União na manhã desta segunda-feira (10). O presidente Michel Temer assinou o decreto e determinou a participação de militares no estado até o dia 31 de dezembro deste ano. 

A decisão visa "pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública". Temer nomeou o futuro governador do estado, Antonio Oliverio Garcia de Almeida, conhecido como Antonio Denarium (PSL), como interverntor.

Segundo o decreto, Denarium ficará submetido ao presidente e não às normas estaduais e pode requisitar meios para colocar a intervenção em prática. 

Temer determinou a intervenção em virtude da crise na segurança pública e penitenciária em Roraima. A decisão do presidente foi anunciada na noite de sexta-feira (7), em reunião com ministros no Palácio da Alvorada.

Força-tarefa entra no maior presídio de Roraima e inicia intervenção

O encontro teve participação de Temer e dos ministros Sérgio Etchegoyen, do Gabinete da Segurança Institucional (GSI), Esteves Colnago (Planejamento), Gustavo Rocha (Direitos Humanos) e Grace Mendonça (Advocacia-Geral da União), além do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), estava fora de Brasília.

Leia o decreto na íntegra:

Decreto foi publicado nesta segunda-feira (10)

Decreto foi publicado nesta segunda-feira (10)

Reprodução/ Diário Oficial da União - 10.12.2018