Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

José Guimarães será novo líder do governo na Câmara, diz fonte

Brasil|Do R7

  • Google News

Por Jeferson Ribeiro

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff escolheu o deputado José Guimarães (PT-CE) para assumir a liderança do governo na Câmara, substituindo o deputado Henrique Fontana (PT-RS), que recentemente entrou em atrito com o novo presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), eleito a contragosto do governo, disse à Reuters nesta terça-feira uma fonte do governo.


Guimarães é vice-presidente do PT e quando exerceu a liderança do partido na Câmara, em 2013, também enfrentou as posições defendidas por Cunha, à época líder do PMDB.

Agora, segundo uma outra fonte do governo que também falou sob condição de anonimato, Guimarães assume com a determinação de reabrir o diálogo com os aliados e pacificar a relação com Cunha.


A eleição para a presidência da Câmara deixou ainda mais evidente a dificuldade de articulação política do governo com seus aliados e também expôs as divisões dentro da bancada do PT.

No domingo, após a eleição de Cunha e a fraca votação do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que tinha preferência do governo, Dilma e seus principais ministros avaliaram que erraram ao enfrentar Cunha, mas que era necessário agir rápido para evitar que as sequelas da disputa aprofundassem as dificuldades na relação com a base aliada.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.