Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Juiz federal dos EUA grava programa Cartão de Visita, da Record News

Peter J. Messitte reformou sistemas legislativos ao redor do mundo

Brasil|Do R7

  • Google News
Os juízes Peter J. Messitte e Marcus Onodera, na Record TV
Os juízes Peter J. Messitte e Marcus Onodera, na Record TV

O juiz federal norte-americano Peter J. Messitte gravou nesta quarta-feira (4) o programa Cartão de Visita, da Record News, com a jornalista Débora Santilli.

Com um currículo extenso e uma vida muito rica em histórias, Messitte reformou sistemas legislativos ao redor do mundo. Ele foi nomeado juiz distrital em 1993 pelo então presidente Bill Clinton e recebeu, das mãos do presidente Michel Temer, a Concessão da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, comenda mais alta concedida a um estrangeiro no País.


Apaixonado pelo Brasil, Messitte se voluntariou em um programa americano para dar aulas de direito no Brasil, recebendo vários reconhecimentos de organizações jurídicas, geralmente em virtude do trabalho de colaboração que tem feito com o Judiciário brasileiro. Ele também é cidadão honorário das cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, entre outras.

“O Brasil é muito interessante para quem estuda o direito comparado, pois sempre olha para os institutos de fora do país e outros sistemas que talvez possam ser implantados aqui. Cito como exemplo, anos atrás, os juizados especiais. Outro exemplo é a repercussão geral, que é muito parecida à nossa Suprema Corte [dos EUA], com precedentes que fazem parte do sistema da Corte. O Brasil está estudando o gerenciamento de casos para realmente acelerar a Justiça, ou seja, abrir as portas para acesso à Justiça, e tem feito isso mais que outros países que conheço", disse Messitte na entrevista.


Com relação à corrupção, o juiz norte-americano afirmou se tratar de "uma questão mundial", um "desafio" que foi "aceito" pelo Brasil.

— A Transparência Internacional, que estuda a corrupção do mundo inteiro, excluiu o Brasil como seu campeão no último ano, justamente pelo progresso que foi feito pelo Supremo Tribunal Federal.

Acompanhado do juiz Marcus Onodera, assessor da presidência da Seção de Direito Privado do TJ-SP, Peter Messitte conheceu as instalações da Record TV, conduzido pela assessoria executiva institucional da emissora.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.