Justiça decreta prisão preventiva de Battisti em audiência de custódia
Italiano prestou esclarecimentos sobre crime de evasão de divisas
Brasil|Do R7*

A 3ª Vara de Campo Grande decretou a prisão preventiva do italiano Cesare Battisti depois da audiência de custódia realizada por videoconferência no Fórum de Corumbá (MS), nesta quinta-feira (5). A informação foi confirmada pela 3ª Vara.
O texto do termo da audiência criminal, enviado pela 3ª Vara, explicita a decisão da justiça: "Como bem acentuou o Ministério Público Federal, o contexto geral da ocorrência faz concluir, ao menos em caráter provisório, que Cesare Battisti procurava se evadir do território nacional, temendo efetivamente ser extraditado".
O ex-ativista foi detido na última quarta-feira (4) por agentes da Polícia Federal na PRF (Polícia Rodoviária Federal) na fronteira do Brasil com a Bolívia. Battisti prestou esclarecimentos sobre o envio de dinheiro para o exterior sem declará-lo para as autoridades — denominado de crime de evasão de divisas.
Como as autoridades italianas pediram para que o Brasil cancelasse o refúgio concedido ao italiano, ele estaria tentando cruzar a fronteira do País para se refugiar na Bolívia. Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por terrorismo, por causa de quatro assassinatos nos anos 1970.
A audiência de custódia de Battisti começou às 15h30 do horário local (16h30 no horário de Brasília).
* Giuliana Saringer, estagiária do R7.
















