Justiça Federal tem 2.628 presos em todo o país, diz CNJ
São pessoas condenadas ou que respondem por crimes como tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e fraude previdenciária
Brasil|Fernando Mellis, do R7

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) concluiu na semana passada o registro de todos os 2.628 presos sob responsabilidade da Justiça Federal. Os dados fazem parte do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões.
O objetivo da ferramenta é mapear toda a população carcerária brasileira a partir de dados fornecidos pelo Poder Judiciário.
Comparados aos 551 mil presos sob responsabilidade da Justiça dos Estados, o número de detentos federais é pequeno. De acordo com o CNJ, são 2.438 homens e 190 mulheres.
Alguns dos crimes julgados pela Justiça Federal são tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, crimes contra a administração pública federal, como fraude previdenciária.
Os presos da Lava Jato, por exemplo, são de responsabilidade da Justiça Federal.
O número exato de cidadãos presos no país é um dos dados a serem fornecidos de forma inédita pelo banco de dados do CNJ, plataforma digital que está em fase final de implantação.
Atualmente, as estatísticas sobre população carcerária são informadas por órgãos do Poder Executivo, com base em informações prestadas pelas direções de presídios e pela administração prisional nos estados.
Dados pessoais do preso, como filiação a facção criminosa, por exemplo, ajudarão as autoridades a elaborar políticas públicas de gestão penitenciária e de enfrentamento dos problemas de segurança.
O ex-senador Luiz Estevão e o ex-ministro Geddel Viera Lima foram transferidos para a ala de segurança máxima da Penitenciária da Papuda devido a atos de indisciplina dentro do presídio. Também motivou a transferência a “cela vip” que o próprio Estevão...
O ex-senador Luiz Estevão e o ex-ministro Geddel Viera Lima foram transferidos para a ala de segurança máxima da Penitenciária da Papuda devido a atos de indisciplina dentro do presídio. Também motivou a transferência a “cela vip” que o próprio Estevão teria pago para reformar na penitenciária
























