Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Lula diz que terceirização é retrocesso a período antes da Era Vargas

"Estão tentando estabelecer uma relação de trabalho onde só o patrão vai ganhar", diz o ex-presidente

Brasil|Do R7

  • Google News
Presidente se posicionou contrário à PL 4330 durante evento no sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Presidente se posicionou contrário à PL 4330 durante evento no sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou seu discurso na noite desta terça-feira (28), em evento que celebra 35 anos das grandes greves do ABC, com uma dura crítica ao Projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização no País. Para uma plateia formada basicamente por trabalhadores ligados ao sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Lula disse:

— Essa MP 4330 que tentar [regulamentar] terceirização é um retrocesso a [período] antes da era Vargas.


O ex-presidente referiu-se à proposta como "medida provisória", embora seja um projeto de lei.

Nas críticas, Lula disse que se o projeto passar no Congresso, haverá um retrocesso à década de 30.


— Estão tentando estabelecer uma relação de trabalho onde só o patrão vai ganhar. [...] Eles querem voltar ao passado com a lei da terceirização, quando a classe trabalhadora era tratada forma mais perversa possível.

Em seu discurso, Lula conclamou os presentes a dizerem "não" ao PL 4330. E argumentou:


— Nós temos que dizer não porque ninguém lutou mais do que nossa geração para conquistar respeito e direitos aos trabalhadores e agora, não podemos retroceder por alguns interesses econômicos e deixar o trabalhador mendigando direitos.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

O ex-presidente participa na noite desta terça-feira de evento no Sindicato dos Metalúrgicos de ABC que celebra os 35 anos das grandes greves do ABC e discute o futuro das negociações coletivas. Antes de seu discurso, foi exibido um filme com flashes das grandes greves no ABC no início dos anos 80, quando Lula começou a se tornar conhecido como líder sindical, não apenas no País, mas também no exterior.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.