Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mala de mão fora do padrão começa a ser despachada em aeroportos

Medida começa a ser adotada em aeroportos de Brasília, Curitiba, Campinas e Natal. Bagagem pode ser taxada por companhias aéreas

Brasil|Giuliana Saringer, do R7

Medidas são 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade
Medidas são 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade Medidas são 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade

Quatro aeroportos brasileiros vão começar a despachar as malas de mão que estiverem fora dos padrões a partir desta quinta-feira (25) em voos domésticos. São eles o aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF), Afonso Pena (Curitiba/PR), Viracopos (Campinas/SP) e Aluízio Alves (Natal/RN). 

As medidas da bagagem de mão são 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade, tamanho que segue as recomendações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).

O tamanho visa garantir "melhor acomodação, conforto e segurança" aos passageiros.

O processo de orientação sobre o tamanho ideal da bagagem foi feito pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) entre os dias 10 de abril e 24 de abril deste ano nestes aeroportos. 

Publicidade

Segundo a Abear, as companhias aéreas disponibilizam tarifas que incluem gratuitamente o despacho de bagagem. Caso o cliente precise pagar, os preços partem de R$ 59. 

Próximas datas

Publicidade

A fase de orientação começou nesta quarta (24) nos aeroportos Santa Genoveva (Goiânia/GO), Salgado Filho (Porto Alegre/RS), Congonhas (São Paulo/SP), RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ) e Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ).

Os passageiros destes locais serão orientados até o dia 12 de maio e, a partir de 13 de maio, as bagagens fora dos padrões serão despachadas.

Publicidade

Até o momento, oito aeroportos contam com equipes para orientar sobre as malas de mão. São eles aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF), Afonso Pena (Curitiba/PR), Viracopos (Campinas/SP), Aluízio Alves (Natal/RN), Confins (Belo Horizonte/MG), Pinto Martins (Fortaleza/CE), Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE) e Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA).

Os próximos aeroportos a fornecerem orientações sobre o tamanho ideal da mala de mão são aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA) e Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP). Neles, a fase de orientação começa em 8 de maio e as bagagens fora dos padrões serão despachadas a partir de 23 de maio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.