Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Mascarado será obrigado a se identificar em manifestações, diz ministro da Justiça

Projeto de lei será encaminhado em regime de urgência para Congresso 

Brasil|Kamilla Dourado, do R7, em Brasília

  • Google News
Ministro José Eduardo Cardozo disse que projeto não será um AI-5
Ministro José Eduardo Cardozo disse que projeto não será um AI-5

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta segunda-feira (24) que mascarados que se recusarem a se identificar durante protestos serão punidos. De acordo com o ministro, o manifestante poderá usar máscara durante manifestação, mas terá que se identificar assim que for solicitado por autoridade policial.

Cardozo disse que o uso de mascará será considerado crime se o manifestante não quiser se identificar.


— O projeto vai vedar a utilização de qualquer expediente que retire a identidade. Se a pessoa se negar a se identificar, quando solicitado, estará desacatando a autoridade policial e será punido e com consequências de medidas cautelares.

Ministro da Justiça rebate críticas por manobra no caso Siemens


Leia mais notícias de Brasil e Política

O ministro não informou qual será o tamanho da pena, mas disse que o delito é “mais agravado do que a desobediência”, que prevê mais de dois anos de prisão. Cardozo ainda rebateu críticas de que o projeto seja um novo AI-5 (Ato Institucional nº 5) utilizado durante a ditadura e que proibia qualquer tipo de manifestação contra o governo.


O projeto foi encaminhado para a Casa Civil e será submetido à apreciação da presidente Dilma Rousseff assim que ela chegar de viagem. Depois da aprovação do texto pela chefe do Executivo, ele vai ser encaminhado em regime de urgência para o Congresso Nacional. 

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.