Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério da Fazenda diz que o Brasil está preparado para atravessar com segurança período após 'Brexit'

De acordo com a pasta, Brasil tem uma situação econômica sólida e segura 

Brasil|Mariana Londres, do R7, em Brasília

Henrique Meirelles terá encontro com Embaixador do Reino Unido
Henrique Meirelles terá encontro com Embaixador do Reino Unido Henrique Meirelles terá encontro com Embaixador do Reino Unido

O Ministério da Fazenda do Brasil disse nesta sexta-feira (24), por meio de nota, que o Brasil tem uma situação econômica sólida e segura, com fundamentos robustos, e portanto, está preparado para atravessar com segurança períodos de instabilidade externa, referindo-se às possíveis consequências da decisão dos britânicos de deixar a União Europeia.

A Fazenda enumerou os fundamentos que asseguram a segurança econômica do Brasil mesmo após o 'Brexit': o volume de reservas internacionais e o ingresso de investimento direto estrangeiro ao País, as condições de financiamento da dívida pública brasileira, o 'colchão' de liquidez do Tesouro Nacional, pelo fato da dívida brasileira ser financiada em reais, e as medidas de ajuste fiscal anunciadas nos útlimos meses. 

O ministério ressaltou ainda que a melhora de alguns indicadores já é um sinal de que as medidas econômicas estão surtindo efeito. 

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tem uma reunião nesta tarde, às 17h30, que estava previamente agendada com o Embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis. O assunto certamente será tratado por eles. 

Publicidade

Em um plebiscito nesta quinta-feira (23),os britânicos decidiram deixar a União Europeia, por uma margem apertada: 51,9% a 48,1%.

Trata-se de uma decisão histórica, que muda a relação do país com seus vizinhos e com o mundo. O país pertenceu ao bloco desde a fundação de seu embrião, a Comunidade Econômica Europeia, há 43 anos. Com a decisão, o premiê britânico David Cameron anunciou sua renúncia na manhã desta sexta-feira (24).Cameron, que liderou a campanha pela permanência do país na UE, disse que a escolha do povo britânico precisa ser respeitada e que o "país precisa de uma nova liderança".

Publicidade

Temer pede cautela com economia após decisão do Reino Unido

Itamaraty diz que confia em integração europeia, mesmo após decisão do Reino Unido de deixar o bloco

Publicidade

Leia abaixo a íntegra da nota do Ministério da Fazenda: 

A situação do Brasil é de solidez e segurança porque os fundamentos são robustos.

O país tem expressivo volume de reservas internacionais e o ingresso de investimento direto estrangeiro tem sido suficiente para financiar as transações correntes.

As condições de financiamento da dívida pública brasileira permanecem sólidas neste momento de volatilidade nos mercados financeiros em função de eventos externos.

O Tesouro Nacional conta com amplo colchão de liquidez. A dívida pública federal é composta majoritariamente de títulos denominados em reais

Além disso, o governo anunciou medidas fiscais estruturantes de longo prazo.

A recente melhora nos indicadores de confiança e na percepção de risco do país reflete essas ações.

Nesse contexto, o Brasil está preparado para atravessar com segurança períodos de instabilidade externa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.