Ministério Público vai à Justiça contra conselheiro do Tribunal de Contas de SP
Para MP, multinacionais pagaram propina a Robson Marinho para conseguir contratos sem licitação
Brasil|Do R7

O Ministério Público de São Paulo ajuizou nesta quart-feira (18) ação contra o conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) Robson Marinho, por improbidade administrativa.
Também são citados na acusação sete pessoas e três empresas, incluindo as francesas Alstom e Cegelec. Segundo os promotores, as multinacionais pagaram propina a Marinho para conseguir contratos com estatais paulistas, sem licitação.
Foi pedido o ressarcimento do valor pago no contrato, de R$ 281 milhões, mais uma multa de três vezes esse valor, totalizando R$ 1,12 bilhão.
Além disso, o MP-SP solicitou a dissolução das empresas, a perda de função pública do conselheiro e o bloqueio de bens dos envolvidos até o valor da causa.
Leia mais notícias de Brasil e Política
De acordo com o MP-SP, houve suborno para garantir a assinatura de aditivo em um contrato da Eletropaulo (estatal à época), com a Engenharia e Planejamento em Transmissão de Energia (EPTE), em 1998.
As provas sobre a fraude foram recolhidas por meio de uma cooperação com autoridades da França e da Suíça.
Marinho entrou de licença-prêmio no último dia 4 e só deve voltar ao trabalho na próxima semana.
A reportagem entrou em contato com o gabinete do conselheiro e foi informada que ele não comenta as acusações. Por meio de nota, a Alstom disse que ainda não foi notificada da ação.















