Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Ministro critica pedido para fechar fronteira com Venezuela

Aloysio Nunes Ferreira disse que governo faz muito por Roraima. Pedido para fechamento da fronteira foi feito ao STF pela governadora Suely Campos

Brasil|Agência Reuters, com R7

Aloysio Nunes Ferreira critica governo de Roraima
Aloysio Nunes Ferreira critica governo de Roraima

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, criticou nesta sexta-feira (13) a decisão do governo de Roraima de entrar com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo o reforço das ações de segurança na fronteira do Estado com a Venezuela, incluindo o fechamento do acesso de venezuelanos.

Temer: fechar fronteira com a Venezuela é 'incogitável'

—Essa é uma ideia... tenha santa paciência, reagiu o ministro ao ser indagado sobre a ação do governo de Roraima.

Aloysio, que está em Lima para a Cúpula das Américas, desconhecia a informação de que a governadora de Roraima, Suely Campos (PP), entrara com um pedido para que o STF obrigue a União a fortalecer a fiscalização na fronteira com a Venezuela em segurança, saúde e vigilância sanitária, incluindo o pedido de que a fronteira seja fechada até que essa ações sejam aplicadas.


Ao ser informado do caso, Aloyisio defendeu o governo federal.

— O governo federal está fazendo muito, está ajudando tanto o governo do Estado quanto as prefeituras. Nós temos recursos, temos gente ajudando, temos colaboração com a sociedade civil. Estamos fazendo muito e vamos fazer tudo que for necessário, afirmou.


Boa Vista escolhe área de 40 mil m² para 12 mil refugiados venezuelanos

Mais cedo, ao anunciar a ação, a governadora de Roraima disse que já buscou "incontáveis vezes" tratar do tema com o governo federal, citando até reunião com o próprio presidente Michel Temer.


—O Estado está já impactado, ele está sobrecarregado. Como é que o menor Estado da Federação, nós temos 520 mil habitantes, de repente nós temos um acréscimo de 10 por cento da nossa população, disse, em entrevista coletiva em Brasília.

Para a governadora, falta na fronteira um controle maior sobre quem entra no país por parte do governo federal.

— Exigir o cartão de vacinação, exigir antecedentes criminais, documentação, inspeção de veículos, de pessoas, temos que ter uma medida de conter esse fluxo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.