Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Nota do Ipea sobre novos tribunais tem "inconsistências", diz associação de juízes

Entidade alega que instituto fez confusão com dados e estruturas em estudo

Brasil|Da Agência Brasil

  • Google News

A Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) emitiu nota no início da noite de segunda-feira (10) criticando o estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) sobre a criação de mais quatro tribunais federais no país. Uma das principais articuladoras pela aprovação do texto no Legislativo, a entidade alega que a nota técnica divulgada tem “inconsistências”.

Para a associação, o Ipea fez “confusão” com dados e estruturas. Uma das críticas é pela opção da análise de processos acumulados, e não dos processos distribuídos nos últimos anos. Segundo a Ajufe, isso colabora para a criação de “cenário mais congestionado e ineficiente, e não da distribuição mais equânime dos TRFs na Federação brasileira”.


Leia mais notícias de Brasil e Política

Ao custo de R$ 922 mi, quatro novos TRFs somados terão demanda menor que tribunal paulista


Os juízes também alegam que a nota técnica foi “simplista” ao concluir que os novos tribunais replicarão as estruturas das cortes federais já existentes. De acordo com a entidade, isso ocorria devido à demanda dos processos em papel, hoje substituídos pelos eletrônicos. A Ajufe acredita que haverá redução de 33% nas estruturas em comparação com os cinco tribunais atuais.

A nota também critica o fato de o estudo do Ipea não ter sido apresentado nos últimos dez anos, quando a proposta de emenda à Constituição que criava os novos tribunais tramitava no Legislativo. “O debate é sempre bem-vindo e a Ajufe está pronta a fazê-lo, porém, com absoluto respeito à vontade soberana do Congresso Nacional, que, corretamente, promulgou a PEC 73”, conclui a entidade.

Nova divisão dos TRFs de acordo com a PEC 73 544 do Congresso
Nova divisão dos TRFs de acordo com a PEC 73 544 do Congresso Agência Câmara

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.