Onyx acredita em votação da Previdência na CCJ até a Páscoa
Mesmo com as recentes turbulências na articulação do texto, o ministro está otimista quanto aos prazos da tramitação
Brasil|Do R7
Apesar das recentes turbulências na articulação da reforma da Previdência, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, está otimista quanto aos prazos. Em entrevista exclusiva à repórter Christina Lemos, do Jornal da Record, nessa sexta-feira (22), ele disse acreditar que a admissibilidade do texto seja aprovada na Comissão de Constituição e Justiça antes do feriado de Páscoa, 18 de abril, portanto.
Depois de passar pela CCJ, a matéria segue para uma comissão especial. Após a aprovação do relatório na comissão, o texto precisa ser votado em dois turnos no plenário e aprovado com mais de 308 votos para poder seguir para a casa revisora, o Senado. Onyx acredita que a votação na Câmara esteja finalizada antes do recesso de julho. Ele negou que falte a articulação ou que esta teria que ser feita pelo próprio presidente.
— Na minha análise o presidente não pode ser goleiro, zagueiro e centroavante, a Previdência é de todos. No período da transição, o presidente recebeu 340 deputados e nós aqui na casa Civil 300 deputados. O presidente foi duas vezes ao Congresso em menos de um mês. Ele estende os braços.
O ministro falou da coerência do presidente da Câmara Rodrigo Maia, que nesta sexta disse que está deixando a articulação da reforma.
— Maia é um parlamentar que sempre teve um perfil reformista porque ele sabe a importância das reformas. Maia está bem, diz que vai sempre defender a previdência e ele é um parlamentar coerente.
"Quero conversar e saber porque Maia está saindo", diz Bolsonaro