Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Para Fux, Renan teve razão no conteúdo, mas errou na forma ao criticar Métis

Presidente do Senado chamou de 'juizeco' responsável por prisão de quatro policiais legislativos

Brasil|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Ministro Luiz Fux disse que Renan errou na forma de se expressar
Ministro Luiz Fux disse que Renan errou na forma de se expressar

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), avaliou nesta sexta-feira (28) que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) pode ter tido razão no conteúdo, mas errou na forma como expressou as criticas à Operação Métis, responsável pela abertura de uma crise entre Legislativo e Judiciário.

— Pelo o que conheço do senador Renan Calheiros, certamente ele deve ter reconhecido, em algum momento, a utilização inadequada dessas expressões.


A declaração de Fux é uma repercussão da fala do peemedebista de que a operação que prendeu temporariamente quatro servidores da policia do Senado não poderia ter sido autorizada por um "juizeco de primeira instância", referindo-se ao juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney Oliveira, que autorizou as prisões pela Polícia Federal.

Leia mais notícias de Brasil e Política


Em resposta, a presidente do STF, Cármen Lúcia, cobrou respeito ao Judiciário e declarou que onde um juiz for destratado, ela também será.

Após participar de um congresso no Insper, Fux comentou que, nesse episódio, a ministra Cármen Lúcia cumpriu seu papel como chefe maior do Judiciário, mas ele descartou qualquer interferência da tensão entre os poderes na sessão do Supremo, marcada para a próxima quinta-feira (3), que vai julgar se réus de ações penais na Corte podem exercer cargos da linha sucessória da Presidência da República, o que pode se tornar uma ameaça à posição de Renan como presidente do Senado.


— A regra principal da magistratura é que todo cidadão tem direito de ser julgado por um juiz imparcial e insuspeito. Não vai influir em nada.

Em entrevista a jornalistas, ele disse também não ver retaliação na decisão de Renan de colocar em pauta matérias que vão contra interesses de servidores do Judiciário.

Questionado se a liminar que suspendeu a operação Métis representaria uma vitória de Renan, Fux respondeu que a decisão — do ministro do Supremo Teori Zavascki — não abordou a questão da fala do senador, mas sim a independência dos poderes e a necessidade de autorização judicial para que operação no Senado fosse realizada.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.