Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Patriota reitera que os esclarecimentos dos EUA sobre espionagem são insuficientes

Ministro diz que não há novidades em relação a dados que deu ao Senado na semana passada

Brasil|Da Agência Brasil

  • Google News
Ministro das Relações Exteriores considera dados dos EUA são 'insuficientes'. Grupo de trabalho fará questões para explicar caso
Ministro das Relações Exteriores considera dados dos EUA são 'insuficientes'. Grupo de trabalho fará questões para explicar caso

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou nesta segunda-feira (15) que aguarda as informações oficiais do governo dos Estados Unidos sobre as denúncias de espionagem de cidadãos brasileiros, por agências norte-americanas. O chanceler disse ainda que considera “insuficientes” os esclarecimentos fornecidos até o momento.

Na semana passada, o governo brasileiro pediu explicações ao Departamento de Estado norte-americano e à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. Patriota disse, porém, que "alguns esclarecimentos foram fornecidos, nós consideramos insuficientes".


As declarações foram feitas após reunião com o ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Olugbenga Ayodeji Ashiru.

— Não há nenhum desenvolvimento adicional em relação aos esclarecimentos que eu forneci à Comissão de Relações Exteriores do Senado e da Câmara, quarta-feira passada [dia 10].


Leia mais notícias de Brasil e Política

Patriota ressaltou que os técnicos dos ministérios da Justiça, da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Itamaraty, e do Gabinete de Segurança Internacional trabalham na elaboração de perguntas para a solicitação de mais esclarecimentos.


— Ainda não decidimos sobre a missão técnica. Ainda está em consideração como será a próxima etapa [de trabalhos].

Com base em dados obtidos pelo norte-americano Edward Snowden, que trabalhava para uma prestadora de serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, aos quais teve acesso, o jornal O Globo publicou reportagens segundo as quais há indicações de que cidadãos brasileiros foram monitorados.


As reportagens mostram ainda que havia uma espécie de escritório da NSA em parceria com a Agência de Serviço de Inteligência norte-americana (CIA, em inglês) em Brasília.

Na última quarta-feira (10), Patriota e os ministros Celso Amorim (Defesa) e José Elito Siqueira (GSI) participaram de audiência pública conjunta do Senado e da Câmara sobre as denúncias de espionagem.

Patriota acrescentou hoje que as conversas entre os chanceles dos países do Mercosul (Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela, o Paraguai não está incluído porque a suspensão ainda é válida) evoluem no sentido de pedir explicações aos embaixadores da Itália, da Espanha, de Portugal e da França sobre a proibição de sobrevoo e aterrissagem ao avião do presidente Evo Morales. A proibição foi motivada pela suspeita de Snowden estar escondido na aeronave.

Para o Mercosul, é fundamental que os europeus prestem esclarecimentos e peçam desculpas ao presidente boliviano.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.