Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pazuello: Chegada de insumos para vacina cumpre 'etapa fantástica'

Ministro da Saúde destacou projeto que escolheu a vacina do laboratório AstraZeneca para imunizar os brasileiros

Brasil|Da Agência Brasil

Pazuello comemorou chegada do IFA para fabricação da vacina no Brasil
Pazuello comemorou chegada do IFA para fabricação da vacina no Brasil Pazuello comemorou chegada do IFA para fabricação da vacina no Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse neste sábado (6) que, com a chegada do primeiro lote com cerca de 90 litros do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a produção da vacina Oxford-AstraZeneca/Fiocruz contra a covid-19, foi cumprida “uma etapa fantástica” de um projeto iniciado há sete meses com a escolha do laboratório AstraZeneca e da Universidade de Oxford, que o ministério escolheu como parceiros.

“Nesses sete meses de trabalho estruturamos a BioManguinhos, estruturamos toda a cadeia de produção. Com a chegada hoje do IFA que veio da China, ele nos permite o início da fabricação que vai marcar a mudança na nossa gestão em vacinar”, disse o ministro.

Leia também

O lote saiu de Xangai, na China, na manhã de ontem (5). Depois de uma escala em Luxemburgo, o avião com o material chegou às 18h17 ao terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim-RIOGaleão, na zona norte da cidade.

Pazuello fez a declaração após receber a remessa na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em Manguinhos, na zona norte do Rio. O material chegou ao local às 20h02 em um caminhão frigorífico escoltado pela Polícia Federal. Junto com o ministro da Saúde, estavam o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. 

Agora o IFA está guardado na câmara frigorífica da Fiocruz, porque precisa ser mantido em temperatura baixa. Segundo a fundação, o lote do IFA armazenado a 55ºC negativos, é suficiente para a produção de 2,8 milhões de doses. Além desse, até o fim deste mês a Fiocruz receberá mais dois lotes para ao todo poder fabricar 15 milhões de doses.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.