Pela quinta vez, falta de quórum adia votação de recurso de André Vargas
Conselho de Ética recomendou perda de mandato por quebra de decoro parlamentar
Brasil|Da Agência Câmara

Foi cancelada, por falta de quórum, a reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados, maracda para esta terça-feira (4), em que poderia ser votado o recurso contra o pedido de cassação de mandato do deputado André Vargas (PT-PR).
Por meio do recurso, os advogados de defesa de Vargas tentam anular a decisão do Conselho de Ética que, em agosto, recomendou a perda do mandato do deputado por quebra de decoro parlamentar. Esta é a quinta vez que a tentativa de votação é adiada por falta de quórum.
Segundo os advogados de André Vargas, o conselho cerceou o direito de defesa do deputado e se baseou em provas ilícitas, entre outras irregularidades.
Vargas é acusado de intermediar, junto ao Ministério da Saúde, negócios do doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato da Polícia Federal por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Defesa
O relatório sobre o recurso, preparado pelo deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ), foi lido na semana passada. Ele reafirmou a correção do processo conduzido pelo Conselho de Ética. Após a leitura do parecer de Zveiter, o deputado José Mentor (PT-SP) pediu vista do texto e a votação foi adiada esta semana. Com o pedido de vista, Mentor terá prazo de dois dias úteis para analisar o parecer de Zveiter.
Se for aprovado o parecer, a recomendação da cassação do deputado André Vargas estará pronta para votação no Plenário da Câmara. Já em caso de rejeição, o processo de Vargas será reconduzido ao Conselho de Ética para eventual correção de procedimentos.















